O que é tecnologia 5G? Tire suas dúvidas sobre a quinta geração de rede móvel

11 de janeiro de 2021
Um Comentário

No Brasil, segundo a Anatel, existem mais linhas móveis ativas do que existem pessoas. Para dar conta da quantidade de dispositivos, a tecnologia de banda larga vem sendo melhorada cada vez mais. Com o grande sucesso do 4G no mundo, chegou a hora das coisas irem mais além e com muito mais velocidade, chegou a vez da tecnologia 5G.

O que é 5G?

5G é a próxima geração de internet móvel. O 5G tem como antecessor a tecnologia 4G, que é a que usamos hoje.

A promessa do 5G é que, ela trará muito mais velocidade e será pioneira no avanço do IOT (Internet das Coisas).

Engana-se quem pensa que a tecnologia 5G será apenas uma banda larga muito mais rápida. Ela também está prevista para substituir os roteadores Wi-Fi de rede doméstica em questões de velocidade e será oferecida em planos de operadoras de celulares.

Como funciona a tecnologia 5G?

O 5G funciona utilizando ondas de frequências mais altas da telefonia, de 3,5GHz ao 26GHz (Gigahertz).

O 5G tem uma capacidade muito maior, porém, seu alcance é menor, por isso suas ondas de frequência são chamadas de “ondas milimétricas”.

Vou precisar de um aparelho novo para usar o 5G?

Sim. Infelizmente, maioria dos aparelhos existentes hoje não possuem tecnologia 5G, afinal, ela ainda não é comum no mundo atual.

A transição será bem parecida com o que aconteceu em 2012, com a chegada do 4G. Maioria das gigantes da tecnologia só disponibilizaram o acesso ao 4G depois do seu lançamento e disponibilidade nos países.

Leia também: 5 mitos sobre inteligência artificial

Quando a tecnologia 5G vai chegar no Brasil?

A operadora de telefonia, Claro, foi a primeira operadora no Brasil a anunciar o 5G, e outras três operadoras brasileiras pretendem ativar o sinal 5G o mais rápido possível. Entretanto, o a nova tecnologia ainda está enfrentando diversos processos para ser implantando oficialmente no país. Estima-se que no Brasil, o leilão do 5G irá acontecer no 1° semestre de 2021.

Quais países já usam o 5G?

O 5G já comercializado em cerca de 12 países, sendo eles:

  • Arábia Saudita

O país foi o primeiro a comercializar a tecnologia 5G, com pouco mais de 1 ano após o seu lançamento.

  • Coréia do Sul

País conhecido pelo incentivo do uso da tecnologia e sede original da gigante Samsung, foi um dos primeiros países a comercializar a tecnologia 5G.

  • Austrália

Apesar do país ter uma das melhores velocidades 5G atualmente, a presença da tecnologia ainda é limitada a algumas regiões por lá. O 5G está presente apenas em Sydney, Melbourne e Camberra.

Leia também: A importância do TI no varejo

Outros países que possuem tecnologia 5G:

  • Taiwan
  • Canadá
  • Kuwait
  • Suíça
  • Hong-Kong
  • Reino Unido
  • Alemanha
  • Holanda
  • Estados Unidos

Leia também: 4 negócios em alta para 2021

Como vai funcionar a tecnologia 5G na Internet das Coisas?

como construir casa
imagem: Quero Automoção

Internet das coisas ou IOT (Internet of Things) é a possibilidade de conectar todos os objetos entre si através de uma conexão.

Com o 5G no mundo, a presença do IOT tende a aumentar cada vez mais, principalmente no setor automobilístico, com a presença de carros autônomos, que já está sendo testada em várias partes do mundo.

Outra possibilidade do 5G será a casa inteligente, onde aparelhos domésticos, luzes, portas estarão conectados entre si, e responderão, muito deles, por comando de voz.

Com a tecnologia 5G, o IOT irá se tornar uma realidade muito mais comum e acessível nas casas do Brasil e do mundo.

Gostou deste artigo? Leia também: Tendências de tecnologia para 2021