Com a tecnologia em ascensão, todos os setores que existem no planeta caminharam muito mais fácil no mundo dos negócios, e isso não foi diferente com o setor do varejo. Com a pandemia do novo coronavírus, muitas lojas físicas se viram fechando as portas, e outras, se viram migrando para o digital, como uma alternativa de manter o funcionamento.
Lojas que migraram para o digital tiveram uma surpresa: a internet não é terra de ninguém, a concorrência é muito maior, porém, o público a ser alcançado é muito mais expansivo. Sem falar que, uma vez na internet, os seus dados e os dados dos seus clientes podem ser alvos de ataques cibernéticos a qualquer momento.
E para dar conta de todo serviço que uma loja online tem a oferecer para os seus clientes, de forma rápida e segura, é necessário uma equipe de TI de qualidade para atender suas demandas.
VAREJO 4.0
Antes de entendermos a importância do TI no varejo, vamos entender o que é o Varejo 4.0.
Varejo 4.0 nada mais é que, conciliar tendências da internet com o mundo real para aprimorar a experiência de compra e o relacionamento com o cliente.
O Varejo 4.0 vai além dos preços, o que conta aqui é a experiência de compra que o cliente tem.
No Varejo 4.0, cliente quer aprender, ver, tocar, sentir, experimentar, escolher, se divertir, comparar, ser reconhecido, levar o produto, avaliar, criticar, curtir, elogiar e recomendar. Tudo isso no processo de compra. E a tecnologia é a maior responsável por estabelecer esse relacionamento com o cliente.
Mas qual a importância do TI no varejo 4.0?
O TI no varejo 4.0 é mais do que importante, ele é protagonista. Esse setor exerce um papel importante, desde auxiliar na inovação digital a aproximação com o cliente.
– Otimização dos processos
Para tornar a experiência do cliente cada vez melhor, a tendência é investir na otimização de processos.
Mas o que é otimização de processos?
A proposta da otimização de processos é, reduzir ou eliminar desperdício de tempo e recursos. Por exemplo, bater o ponto com a digital leva tempo para os colaboradores e prejuízos para empresas. Além de ter que pagar por um equipamento caro com leitor digital ou perder tempo assinando cartões, por que não fazer o registro do ponto via aplicativo? Isso diminui os riscos de erros e economiza tempo e dinheiro.
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Outros benefícios de automatizar processos:
– Recebimento de materiais via nota fiscal eletrônica;
– Controle de estoque;
– Emissão de nota fiscal para clientes e fornecedores;
– Geração de relatórios diverso;
– Envio de informações para clientes via redes sociais;
– Acompanhamento online de vendas.
– Segurança das informações
O varejista que lida com transações financeiras na internet precisa estar atento a segurança de dados tanto dos seus clientes quanto da sua empresa. Reforçar o uso da tecnologia para assegurar é mais do que importante para os varejistas, é fundamental. Sem a segurança, dados podem ser vazados, e com a LGPD em vigor, as multas são a partir de 50 milhões de reais ou 2% do faturamento anual da empresa.
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– Melhoria na comunicação
Com a tecnologia em ação, a comunicação com a seus clientes vai ficar ainda mais fácil. Com uso de softwares, boot, inteligência artificial, SAC personalizado e um serviço de Service Desk, sua empresa vai aumentar a credibilidade de compra e a experiência do usuário.