O que é Internet das coisas? A IoT

30 de dezembro de 2019
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Em 2020 a tendência é de 20 bilhões de dispositivos estejam conectados.

Cada vez mais se fala de tecnologia e de como isso está aumentando gradativamente no nosso dia-a-dia, o aumento é tão grande que muitos até comparam com a série Black Mirror. Mas afinal, o que é internet das coisas?

Mas afinal, o que é IoT, a internet das coisas?

IoT – A internet das coisas

IoT ou Internet das coisas é um conceito ou termo usado para falar de um dispositivo que está conectado à internet, fazendo parte de uma rede. Mas especificamente, é o mundo físico conectado à internet.

Esse termo surgiu pela primeira vez em 1999, por Kevin Asthon, durante seu trabalho na Procter & Gamble.

Ashton estava trabalhando na otimização da cadeia de suprimentos, queria atrair a atenção da alta sociedade para uma nova e excitante tecnologia chamada RFID (do inglês “Radio-Frequency Identification”), que é um método de identificação automática por meio de sinais de rádio, que recupera e armazena dados obtidos com dispositivos chamados de etiquetas RFID.

Como a Internet foi a tendência no ano de 1999 e porque, de alguma forma, fazia sentido, ele chamou sua apresentação “Internet das Coisas”.

Mas só em 2010 que a “internet das coisas” teve notoriedade, foi quando vazou uma informação que o Google Street View não só fazia fotos 360, mas armazenou dados de Wi-Fi de milhões de pessoas.

Como funciona Internet das coisas?

Já pensou em ligar seu carro usando um aplicativo no seu smartphone? Ou assistir tv na porta da geladeira? Ou até mesmo ver o que está faltando nela por um aplicativo? Ter total controle dos departamentos da sua empresa usando apenas o celular? É basicamente isso que é IoT, ou internet das coisas.

Como a Internet das coisas é aplicável a empresas?

Dados mais inteligentes

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Os dispositivos inteligentes serão capazes de rastrear e registrar padrões de comportamento do consumidor. Além disso, possivelmente vão até mesmo aprender com eles, fazer recomendações de produtos inteligentes e customizar pesquisas de maneira inovadora.

Dessa forma as empresas podem começar a aproveitar usando esses insights baseados em dados para obter publicidade mais eficaz e conhecer seus dados demográficos em um nível qualitativo mais específico. As possibilidades são muitas! O empresário terá mais dados em todas as etapas do ciclo de compra do consumidor, desde a pesquisa até a compra e implementação.

Eficiência e produtividade

Além da gratificação instantânea, a evolução tecnológica também favorece a produtividade e a eficiência.

Os últimos e melhores desenvolvimentos da IoT provavelmente permitirão que você e seus funcionários realizem tarefas de grande escala com maior precisão, incluindo análise e gerenciamento de dados.

Você pode achar que precisa de menos membros da equipe, ou então você poderá escalar as operações em novas áreas que lhe permitem expandir sua empresa.

Você sabe o que é uma startup?