Computadores são relevantes na era dos smartphones?

23 de dezembro de 2019
Nenhum Comentário

Com os smartphones cada vez mais modernos, fica fácil dispensar o uso de um computador em casa, já que com o uso do celular podemos navegar na internet, responder e-mails, fazer ligações ou até mesmo editar vídeos, sem falar da praticidade de poder levá-lo para qualquer lugar.

Mas e aí, computadores são relevantes na era dos smartphones? Essa foi a pergunta questionada durante o IT Forum X, evento que aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro em São Paulo. O evento contou com grandes nomes da tecnologia, e um deles foi o Luiz Gonçalves, presidente da Dell Technologies Brasil.

Mas o que é exatamente um computador? Ou, por outro lado, o que se tornou um computador?

Segundo o Presidente da Dell, Luiz Gonçalves, o conceito de computador vai muito além de uma máquina com tela, CPU e teclado, segundo o presidente, smartphones também podem ser considerados instrumentos de computação e toda inteligência que vai ser usada em cima IOT (Internet das coisas), em outras palavras, tudo que está conectado em uma rede que possa transportar dados. “A forma de acessá-la e utilizá-la é que vai determinar o que hoje a gente entende como computação pessoal” disse Gonçalves.

Segundo uma pesquisa feita pelo CGB (Comitê Gestor da Internet no Brasil), na casa dos brasileiros se utilizou mais smartphones do que desktops para acessar a internet. Segundo a pesquisa feita em julho de 2018, 49% das pessoas acessaram a internet por smartphones, enquanto apenas 4% acessaram por computadores e 47% em ambos.

E para empresas, o que é relevante?

Por mais que os smartphones sejam cada dia mais modernos e se beneficiam de muitos aplicativos para diversas tarefas, eles ainda são muito limitados para empresas, principalmente as de tecnologia. Rodar sistemas de gestão de diversos setores, administrar, contabilizar, construir sites são tarefas que vão muito além das ferramentas de um smartphone, o que faz com que eles sejam deixados de lado, optando por máquinas que oferecem um serviço mais complexo.

Conheça o switch da Aruba