A Inteligência Artificial no RH

17 de fevereiro de 2020
Nenhum Comentário
Inteligência artificial no RH: como utilizar e quais os benefícios? - Voca
Inteligência Artificial no RH

Com a aptidão e o progresso da tecnologia, a tendência é que a inteligência artificial alcance todos os setores empresariais, cada um de uma maneira diferente. Especialmente em Recrutamento e Seleção, na área de Recursos Humanos.

Mas o que é inteligência artificial?

AI (sigla em inglês) trata-se de uma inteligência não biológica, que não veio da natureza, nada mais que um agente inteligente que transforma a informação sensorial em ações.
É todo o processo entre perceber o mundo e agir sobre o mundo. Em outras palavras, são máquinas com o poder de perceber o mundo como os seres humanos.

Como a inteligência Artificial pode ajudar no processo de Recrutamento e Seleção?

Com a Inteligência Artificial, os processos seletivos nas empresas ficaram cada vez mais fácil. Essa nova tecnologia não é só uma ferramenta, mas é como se fosse um novo trabalhador.
É um robô programado para te ajudar na seleção dos melhores candidatos para sua empresa.
A Inteligência Artificial atuará na primeira parte do processo, na triagem dos currículos e na seleção dos melhores candidatos para que o recrutador finalize o processo da melhor maneira escolhendo o melhor candidato.

Conheça o TopDesk, o software de gerenciamento de serviços

Quais os benefícios da Inteligência Artificial no RH?

Os benefícios de ter o robô auxiliando nos processos são muitos:

Otimização de tempo;

Maior diversidade de seleção. O robô não tem preconceitos e não focará em apenas um tipo de pessoas;

Melhor assertividade;

Maior alcance de candidatos.

Porém é preciso entender que a Inteligência Artificial no RH ainda não é algo consolidado, e que ainda está em teste. Para se tornar um mecanismo oficial de recrutamento e seleção vai levar tempo e estudos.

Quais são os robôs usados para esse tipo de trabalho?

Um dos meios mais utilizados com a IA no RH, é o Chatbot.

Chatbot nada mais é que robôs de conversas. Esses robôs podem atuar como assistente virtuais do RH, que são utilizados para conversar com os candidatos no processo, podendo ficar disponíveis na plataforma por 24 horas e 7 dias por semana, favorecendo o candidato melhor horário para ele participar do processo.

Vale lembrar que Inteligência artificial não são testes onlines, nem videoconferência. Esse mecanismo vai muito além. São robôs fazendo o trabalho de pessoas de uma forma mais eficiente e sem distinção.

Google abre 10 mil vagas para treinamento grátis para mulheres