“As melhores práticas na gestão em monitoramento e segurança das operações de TI”.
Fazer com que sistemas, redes, computadores, aplicativos e etc. de uma organização se mantenham em constante funcionamento é, por muitas vezes, uma tarefa difícil quando não se tem uma equipe nem equipamentos para monitoramento NOC a disposição.
Perda de arquivos, redes indisponíveis, computadores lentos e aplicativos fora do ar. Tudo isso pode acabar com a produtividade dos seus colaboradores, prejudicar o atendimento aos clientes e acarretar em grandes prejuízos na sua empresa.
Entretanto, esses riscos podem ser evitados se a sua organização utilizar um Centro de Operações de Rede (Networking Operations Center) – NOC, para monitorar e garantir a operação da rede corporativa.
Monitoramento NOC ou Networking Operations Center (Centro de Operações de Rede) é uma central onde se realiza o monitoramento em tempo real e de forma preditiva e preventiva dos ativos de TI de uma organização.
Nesse ambiente, são empregados sistemas de monitoramento para analisar todos os dispositivos de rede, servidores, aplicativos e demais equipamentos da IoT (Internet das Coisas).
No NOC são executados sistemas de monitoramento para analisar todos os dispositivos de rede internos e/ou externos de qualquer equipamento que possua acesso à rede (TCP/IP), inclusive IoT.
Ou seja, onde existe um equipamento conectado à rede ou à internet é possível monitorar e prever problemas.
O NOC também tem a responsabilidade de:
O NOC basicamente monitora eventuais problemas de forma preditiva e preventiva, fazendo com que toda tecnologia funcione corretamente, sem que haja erros e interrupções em itens de configuração como servidores, computadores, roteadores, sistemas, programas e softwares.
Um NOC pode atuar apenas como uma central que identifica os incidentes e comunica os clientes para que realize uma intervenção de correção ou pode atuar realizando um serviço de gerenciamento de rede (NSM – Network Service Management), que pode atuar no incidente e já ofertar a solução enquanto identificado.
Os incidentes podem ser desde a queda de um link de internet da operadora, em que nossos analistas de NOC fazem o contato com a operadora, comunicam o cliente e acompanham o chamado até o reestabelecimento do link, até mesmo na indisponibilidade de uma aplicação de um servidor em nuvem, em que de um especialista de redes, aplicação ou banco de dados realiza intervenção no incidente até o seu reestabelecimento total.
Dessa forma, seus colaboradores não terão perda na produtividade e não haverá prejuízos.
A IT Universe trabalha com 3 tipos de atuação do NOC, sendo eles:
– Customizada: Faz uso das ferramentas de monitoramento já utilizadas pela operação, atuando como um apoio técnico e fornecendo know-how e boas práticas;
– Automatizada: Faz uso da inteligência artificial para automatizar ações de respostas a eventos.
Nessa prática, o operador virtual identifica a causa do problema, e através de um aplicativo, soluciona ou direciona as ocorrências para os devidos responsáveis;
– Compartilhada: A resposta a eventos é compartilhada por operadores de NOC direto da central IT Universe, que identificam a causa do problema direcionando as ocorrências para o responsável.
É importante ter conhecimento e as ferramentas certas. Nós da IT Universe temos uma equipe treinada e a disponibilidade dos melhores softwares do mercado para cuidar dos seus ativos de TI de forma segura e eficaz.
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