O que é transformação digital?

19 de agosto de 2021
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A definição de transformação digital.

Transformação digital é o processo de usar tecnologias digitais para criar novos – ou modificar os existentes – processos de negócios, cultura e experiências do cliente para atender aos requisitos de mercado e negócios em constante mudança. Essa reimaginação dos negócios na era digital é a transformação digital.

Ela transcende funções tradicionais como vendas, marketing e atendimento ao cliente.

Em vez disso, a transformação digital começa e termina com a forma como você pensa sobre os clientes e se envolve com eles.

À medida que mudamos do papel para planilhas e para aplicativos inteligentes para gerenciar nossos negócios, temos a chance de reimaginar como fazemos negócios – como envolvemos nossos clientes – com a tecnologia digital do nosso lado.

Para pequenas empresas que estão apenas começando, não há necessidade de configurar seus processos de negócios e transformá-los posteriormente. Você pode preparar sua organização para o futuro desde o início.

Construir um negócio do século 21 com notas e livros contábeis manuscritos simplesmente não é sustentável. Pensar, planejar e construir digitalmente prepara você para ser ágil, flexível e pronto para crescer.

À medida que embarcam na transformação digital, muitas empresas estão dando um passo para trás para se perguntar se estão realmente fazendo as coisas certas…

A transformação digital começa e termina com o cliente.

Antes de examinarmos como e o que há de transformar sua empresa, primeiro precisamos responder a uma pergunta fundamental:

Como passamos da manutenção de registros em papel e lápis para negócios que mudam o mundo baseados nas tecnologias digitais?

Qual é a diferença entre digitalização, digitalização e transformação digital?

A digitalização é a passagem do analógico para o digital.

Não há muito tempo, as empresas mantinham registros no papel. Quer sejam escritos à mão em livros ou digitados em documentos, os dados de negócios eram analógicos. Se você quisesse coletar ou compartilhar informações, lidava com documentos físicos – papéis e fichários, xeroxes e faxes.

Em seguida, os computadores se tornaram populares e a maioria das empresas começou a converter todos os registros de tinta no papel em arquivos de computador digital. Isso é chamado de digitalização: o processo de conversão de informações analógicas em digitais.

Encontrar e compartilhar informações tornou-se muito mais fácil depois que elas foram digitalizadas, mas as maneiras como as empresas usavam seus novos registros digitais imitavam em grande parte os antigos métodos analógicos.

Os sistemas operacionais de computador foram projetados em torno de ícones de pastas de arquivos para parecerem familiares e menos intimidantes para os novos usuários. Os dados digitais eram exponencialmente mais eficientes para as empresas do que os analógicos, mas os sistemas e processos de negócios ainda eram amplamente projetados em torno das ideias da era analógica sobre como encontrar, compartilhar e usar informações.

Digitalização é usar dados digitais para simplificar a forma como você trabalha.

O processo de usar informações digitalizadas para tornar as formas estabelecidas de trabalho mais simples e eficientes é chamado de digitalização.

Observe a palavra estabelecida nessa definição: digitalização não significa mudar a forma como você faz negócios ou criar novos tipos de negócios. É sobre continuar, mas mais rápido e melhor agora que seus dados estão instantaneamente acessíveis e não ficam presos em um arquivo em algum lugar em um arquivo empoeirado.

Pense no atendimento ao cliente, seja no varejo, em operações de campo ou em um call-center.

A digitalização mudou o serviço para sempre, tornando os registros dos clientes fácil e rapidamente recuperáveis ​​via computador.

A metodologia básica de atendimento ao cliente não mudou, mas o processo de responder a uma consulta, pesquisar os dados relevantes e oferecer uma resolução tornou-se muito mais eficiente quando a pesquisa de livros contábeis foi substituída digitando algumas teclas na tela do computador ou celular dispositivo.

Conforme a tecnologia digital evoluiu, as pessoas começaram a gerar ideias para usar a tecnologia de negócios de novas maneiras, e não apenas para fazer as coisas antigas com mais rapidez.

Foi então que a ideia de transformação digital começou a tomar forma. Com as novas tecnologias, novas coisas – e novas maneiras de fazê-las – tornaram-se subitamente possíveis.

A transformação digital agrega valor a cada interação com o cliente.

A transformação digital está mudando a forma como os negócios são feitos e, em alguns casos, criando classes totalmente novas de negócios. Com a transformação digital, as empresas estão dando um passo para trás e revisitando tudo o que fazem, desde sistemas internos até interações com clientes, tanto online quanto pessoalmente.

Eles estão fazendo grandes perguntas como “Podemos mudar nossos processos de uma forma que permita uma melhor tomada de decisões, eficiências revolucionárias ou uma melhor experiência do cliente com mais personalização?”.

Agora estamos firmemente entrincheirados na era digital, e empresas de todos os tipos estão criando maneiras inteligentes, eficazes e inovadoras de alavancar a tecnologia.

A Netflix é um ótimo exemplo. Começou como um serviço de pedidos pelo correio e interrompeu o negócio de aluguel de vídeo convencional. Então, as inovações digitais tornaram possível o streaming de vídeo em larga escala.

Hoje, a Netflix enfrenta redes tradicionais de transmissão e televisão a cabo e estúdios de produção ao mesmo tempo, oferecendo uma biblioteca crescente de conteúdo sob demanda a preços ultracompetitivos.

A digitalização deu à Netflix a capacidade não apenas de transmitir conteúdo de vídeo diretamente para os clientes, mas também de obter uma visão sem precedentes dos hábitos e preferências de visualização.

Ele usa esses dados para informar tudo, desde o design de sua experiência do usuário até o desenvolvimento de programas e filmes inéditos em estúdios internos. Isso é transformação digital em ação: aproveitando as tecnologias disponíveis para informar como um negócio funciona.

O que é transformação digital – compreender as possibilidades.

Um elemento-chave da transformação digital é entender o potencial de sua tecnologia. Novamente, isso não significa perguntar “Quanto mais rápido podemos fazer as coisas da mesma maneira?” Significa perguntar “Do que nossa tecnologia é realmente capaz e como podemos adaptar nossos negócios e processos para aproveitar ao máximo nossos investimentos em tecnologia?

Antes da Netflix, as pessoas escolhiam filmes para alugar indo às lojas e vasculhando prateleiras de fitas e discos em busca de algo que parecesse bom. Agora, as bibliotecas de conteúdo digital são servidas em dispositivos pessoais, completas com recomendações e análises baseadas nas preferências do usuário.

Transmitir conteúdo baseado em assinatura diretamente para TVs, computadores e dispositivos móveis das pessoas foi uma interrupção óbvia para o negócio de aluguel de vídeo tradicional. Abraçar o streaming também levou a Netflix a ver o que mais poderia fazer com a tecnologia disponível. Isso levou a inovações como um sistema de recomendação de conteúdo impulsionado por inteligência artificial. Fale sobre como tirar o máximo proveito do seu departamento de TI com a IT Universe!

Adapte sua empresa para alavancar a transformação digital

Da mesma forma, as transformações digitais remodelaram a forma como as empresas abordam o atendimento ao cliente. O modelo antigo era esperar que os clientes o encontrassem, pessoalmente ou ligando para um número 800. Mas do suporte de TI totalmente otimizado mudou o serviço, assim como mudou a publicidade, o marketing e até mesmo as vendas e o atendimento ao cliente.

Empresas progressistas adotam o service desk e o suporte de TI como uma chance de estender suas ofertas de serviços ao atender colaboradores em suas plataformas de escolha.