TI dribla a crise e retoma sua trajetória de crescimento em 2017

29 de dezembro de 2016
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Na contramão da recessão econômica e da instabilidade política, o setor de Tecnologia da Informação deve fechar o ano com um crescimento estimado em 3%, segundo dados do estudo produzido pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) em parceria com o IDC. Nem mesmo a redução das equipes nas organizações freou o mercado.

Este cenário nada mais é do que reflexo de como se movimenta o setor de TI, inclusive dentro do setor financeiro. Em tempos de crise, os projetos voltam-se à redução de custos. Quando a economia volta a emergir, somam-se os projetos de inovação na lista de prioridades do CIO. Ou seja, a TI está para otimizar os processos e, consequentemente, alavancar os negócios, suportando as atividades de forma competitiva e eficaz, ao mesmo tempo para promover a evolução das organizações no atendimento de clientes e consumidores.

Para 2017, a expectativa é que nem só de redução de custos e otimização de serviços viverão as corporações e instituições financeiras. Somados a estes serviços tão requisitados, virão tecnologias emergentes, foco na experiência do cliente e que vão digitalizar e integrar processos e pessoas por meio da Transformação Digital. Lembrando que tornar um processo digital não significa digitalizá-lo apenas, dando sequência a fluxos de trabalho existentes, mas sim de reinventá-lo por completo.

O setor de TI deve continuar despontando em 2017. Já adianta Gartner que os gastos globais com TI devem crescer 2,9% em 2017 em relação a 2016. O Brasil, segundo o instituto de pesquisa, seguirá a tendência global no próximo ano e promete atingir o mesmo índice do resto do mundo, alcançando a média de R$ 236, 1 bilhões.

É hora de arregaçar as mangas e alavancar a TI no processo de Transformação Digital das empresas assumindo, definitivamente, um papel fundamental na sociedade digital.

Via: E-Commerce News