O que é Outsourcing de TI?

23 de abril de 2021
Nenhum Comentário
Outsourcing de TI

Outsourcing de TI ou terceirização de TI é a prática de usar um provedor de serviços externo para entregar algumas ou todas as funções de TI exigidas por uma empresa, incluindo o gerenciamento de infraestrutura, direcionando a estratégia e executando o service desk.

Outsourcing de TI vantagens e desvantagens

Os provedores de Outsourcing de TI podem assumir total responsabilidade por toda a manutenção e suporte de TI, isso é chamado de serviço totalmente gerenciado, ou eles podem fornecer suporte adicional para uma equipe de TI interna, isso às vezes é referido como suporte de TI co-fonte e geralmente é uma abordagem tomadas por organizações maiores.

Uma empresa pode usar um provedor para todos os seus requisitos de TI ou vários provedores de serviços para fornecer elementos diferentes.

Tipos de Outsourcing TI

Outsourcing offshore

Isso envolve o envio de trabalho relacionado a TI para uma empresa em um país estrangeiro, como Índia, China ou Filipinas, o que oferece estabilidade política, custos mais baixos e economia de impostos.

Outsourcing nearshore

O processo de envio de trabalho relacionado a TI para uma empresa em um país que faz fronteira com o seu. Teoricamente, isso deve facilitar as viagens e a comunicação entre as duas empresas.

Outsourcing terrestre ou doméstica

Isso envolve a contratação de um provedor de serviços externo, localizado no mesmo país que você, para fornecer trabalho relacionado a TI, remotamente ou no local.

Computação em nuvem

Contratação de um provedor de serviços externo para fornecer serviços relacionados a TI pela Internet , como Infraestrutura como serviço, Plataforma como serviço e Software como serviço.

Serviços gerenciados

Isso envolve a contratação de uma empresa externa para fornecer funções de gerenciamento de rede, como telefonia IP, mensagens e centrais de atendimento, redes privadas virtuais (VPNs), firewalls e monitoramento e relatórios de rede.

Quais serviços de TI são normalmente terceirizados?

  • Desenvolvimento de aplicativo / software
  • Desenvolvimento / hospedagem web
  • Suporte ou gerenciamento de aplicativos
  • Suporte técnico/Service desk
  • Desenvolvimento ou gerenciamento de banco de dados
  • Telecomunicações
  • Infraestrutura – instalação e suporte de hardware, software e rede
  • Rede e comunicações
  • Recuperação de desastres
  • Gerenciamento de data center
  • Armazenamento de dados
  • E-mail
  • Segurança – proteção contra vírus, spam e outras ameaças online

Existem vários motivos pelos quais as empresas escolhem a terceirização de TI . Ele pode permitir que as empresas reduzam custos, aumentem a produtividade e tirem proveito de conhecimento, experiência e ativos externos.

Ficou interessado? Fale com a gente agora mesmo!