Consultoria de TI (7 dicas essenciais)

27 de abril de 2021
Nenhum Comentário
Consultoria de TI

Independentemente do tamanho ou tipo de indústria, a taxa na qual a Tecnologia da Informação influencia as operações de negócios está se expandindo rapidamente.

No cenário moderno de hoje, a TI desempenha um papel fundamental na forma como fazemos negócios, de aplicativos tangíveis a não tão tangíveis que permitem às empresas prosperar e inovar dentro de uma infraestrutura tecnológica.

Quando se fala em consultoria de TI em negócios, não se pode deixar de lado o tema inovação. Esses dois conceitos caminham lado a lado enquanto se impulsionam mutuamente.

Inovação nos negócios requer TI e TI nos negócios requer inovação – você entendeu. Para esclarecer ainda mais essa circunstância, a TI chegou a um ponto em que é capaz de afetar drasticamente todos os aspectos dos negócios, desde compras online, marketing digital, redes sociais, comunicação, computação em nuvem e muito mais, tornando-se a força motriz definitiva da evolução dos negócios.

Em palavras simples, a Tecnologia da Informação nas empresas ajuda as organizações a se tornarem mais eficientes, agilizando e facilitando processos que ajudam a reduzir custos, melhorar a comunicação, impulsionar o desempenho, obter vantagens competitivas, construir produtos e / ou serviços inovadores e muito mais, tudo em uma estrutura tecnológica que é voltado para projetar e implantar soluções para alcançar o sucesso dos negócios.

Agora, como a TI pode ser um empreendimento difícil de se entrar, é útil considerar a contratação de especialistas com conhecimento no assunto que possam ajudá-lo a atingir seus objetivos com precisão e qualidade. Existem muitas empresas de consultoria de TI que fornecem serviços específicos para atender a todas as suas necessidades – que é o que exploraremos neste artigo: Consultoria de TI.

Por que os serviços de consultoria de TI são importantes?

O setor de TI oferece um mar de opções, desde plataformas, linguagens de programação, metodologias, tecnologias, ferramentas e muito mais. Toda essa diversidade nas ofertas de TI pode ser esmagadora e, sem o conhecimento adequado, quase impossível de navegar.

Para entrar no mundo da TI, é muito aconselhável contratar empresas de consultoria em TI que ofereçam um portfólio robusto de serviços de consultoria em TI, além de conhecimento e expertise.

Ao contratar uma empresa de consultoria de tecnologia, você contrata experiência, conhecimento e um portfólio de serviços ao seu alcance para alavancar a TI em seu ambiente de negócios. 

Os serviços de consultoria de TI são importantes porque desempenham um papel vital nas empresas, abrangendo o gerenciamento, implementação, implantação e manutenção de uma infraestrutura de TI.

Muitas vezes, um consultor de Tecnologia da Informação assume a função de aconselhar e auxiliar as empresas a otimizar sua infraestrutura de TI e atingir suas metas e objetivos de negócios com determinação.

Entre as principais vantagens de aproveitar os serviços de consultoria de TI, podemos mencionar a capacidade de obter uma vantagem competitiva para maximizar as tecnologias, criar um ambiente de baixo custo onde as ferramentas de TI ajudam a economizar tempo e recursos e aumentar a produtividade por meio da prática eficaz de comunicação e colaboração e transferência de conhecimento dentro de uma infraestrutura de TI.

Em uma próxima seção, exploraremos mais profundamente os benefícios associados à parceria com empresas de consultoria de TI e os serviços de consultoria de TI que elas fornecem com especialidade.

Como selecionar a melhor estratégia e consultores de tecnologia da informação

Muitas pessoas acreditam, compreensivelmente, que consultoria em tecnologia da informação tem tudo a ver com dar / receber conselhos. Mas, na realidade, é muito mais complexo do que apenas isso.

Uma consultoria eficaz e bem-sucedida envolve uma série de práticas e serviços que abrangem vários objetivos, como estimativas, análise competitiva, desenvolvimento de uma estratégia corporativa de TI, implementação de sistemas de TI, gerenciamento de sistema e muito mais. 

Com a necessidade crescente de exigir mais de seus consultores de TI, é natural que esses consultores tenham expandido suas habilidades para satisfazer essas expectativas estendidas.

Agora, você provavelmente está se perguntando qual é a melhor abordagem para selecionar os melhores consultores de estratégia e tecnologia da informação? Aqui, damos algumas dicas sobre o que considerar ao procurar o parceiro certo.

  • Não hesite em solicitar amostras de trabalhos anteriores para ver seu portfólio de projetos concluídos. Isso fornece uma visão sobre seu estilo de trabalho, ética, métricas de desempenho e níveis gerais de qualidade entregues.
  • Verifique as credenciais, como experiência e certificações que contribuem para a experiência oferecida em um serviço de consultoria desejado. Consultores atualizados oferecem uma abordagem moderna sobre tecnologias emergentes e é útil contratar consultores que agreguem valor por meio de testes e certificações contínuos que validam seu conjunto de habilidades.
  • Dê grande ênfase às habilidades sociais, como comunicação, confiabilidade e atitude de jogador de equipe. Essas habilidades serão úteis assim que seus esforços de TI começarem e você precisar de consultores para operar em um ambiente com experiência em negócios e altamente colaborativo. Os consultores de TI estão lá para ajudá-lo a resolver problemas, e transmitir informações com precisão e uma atitude amigável ajuda muito a alcançar resultados bem-sucedidos.
  • Fale sobre as tecnologias, metodologias e ferramentas que os consultores de TI dominam, bem como o tipo de métricas de desempenho que eles usam para impulsionar e medir os resultados. Um consultor de TI estabelecido incluirá uma lista detalhada de seus métodos para medir o sucesso e as áreas de oportunidade.

Essas considerações devem ser adaptadas ao seu negócio, certificando-se de fazer o que funciona melhor para você.

Outro fator importante ao selecionar a melhor estratégia e consultores de tecnologia da informação envolve a compreensão de que tipo de consultoria de TI você realmente precisa.

Existem diferentes tipos que se adaptam a diferentes necessidades, por isso você deve identificar rapidamente o que funciona melhor para o seu modelo.

A experiência do consultor de TI pode variar de consultoria de tecnologia, planejamento estratégico de TI, consultoria em nuvem, consultoria de segurança de TI, serviços de VoIP e muito mais. Conforme você define claramente o que precisa e procura, será mais fácil localizar e selecionar os consultores de tecnologia da informação certos para seus projetos.

Importância da integração do sistema

Reconhecemos a integração do sistema como a união de componentes ou subsistemas em um sistema unificado que opera coletivamente como um todo.

No domínio da Tecnologia da Informação nas empresas, a integração de sistemas envolve o agrupamento de sistemas de computação e aplicativos de software, seja física ou funcionalmente, como uma unidade interconectada. 

A integração do sistema é crucial quando você e sua empresa tentam adicionar novas funcionalidades às soluções de TI existentes que você usa em sua organização.

Também é vital ao tentar implementar um novo software. Em todos os aspectos, a integração do sistema é essencial para o sucesso das soluções de TI – especificamente, conforme você tenta aumentar a eficiência dos negócios e reduzir os custos de manutenção.

As empresas de consultoria de TI dão grande importância à integração de sistemas, pois pode ser a ascensão ou queda de um empreendimento de TI bem-sucedido. Se os sistemas da sua organização não estiverem sincronizados para operar como um todo de maneira indolor, eles podem gerar aumentos significativos nos custos e no consumo de recursos.

Portanto, é fundamental avaliar toda a estratégia em torno da integração do sistema para abordá-la de forma assertiva.

A integração do sistema também deve ser considerada uma prática contínua – em essência, recomendamos o envolvimento em práticas de integração do sistema com o pensamento de crescer no futuro e escalar um sistema ainda mais para integrar componentes adicionais.

Você ficará satisfeito com a flexibilidade incorporada que isso fornecerá no futuro, quando precisar adicionar mais elementos a um sistema existente que deseja dimensionar.

Construindo uma transformação digital eficaz

Transformação digital é uma frase que é constantemente lançada no setor de TI. Mas o que significa isso exatamente?

Uma transformação digital envolve muitos detalhes mais complexos do que um esforço de mudança tradicional. Para começar, a transformação digital gira em torno da noção de uma mudança massiva em várias camadas na cultura e nas operações de negócios que afetam uma organização inteira.

Normalmente, as empresas pesquisam para identificar áreas de oportunidade ao aplicar um modelo de transformação digital, como trazer todos os sistemas para um modelo operacional digital.

Esses tipos de compromissos são geralmente de escopo amplo e exigem uma avaliação abrangente dos esforços de mudança necessários envolvidos, seja de forma iterativa ou como uma abordagem de implantação completa.

É por meio de uma transformação digital que experimentamos mudanças em grande escala na forma como vivenciamos a tecnologia no dia-a-dia, e é por isso que organizações de todas as formas e tamanhos desejam criar estratégias para construir uma transformação digital eficaz para evoluir, permanecer atualize e navegue em novos cenários digitais que estão moldando o futuro.

Para as empresas, a transformação digital é iminente e necessária. Aqui estão algumas dicas e truques para construir uma transformação digital eficaz:

  • Definir uma meta e uma visão: motivar os funcionários, enfatizando as metas e objetivos da empresa que reforçam e se alinham com a visão do estado futuro da empresa. Essas ações inspiram os funcionários a ter um melhor desempenho e a formar laços de lealdade, juntamente com um senso de propósito.
  • Cresça e incentive seus funcionários: funcionários engajados desejam aprender e crescer ao mesmo tempo em que apóiam sua transformação digital. Ao criar uma cultura de aprendizagem, seus funcionários agregam mais valor à sua organização.
  • Comunique-se por todos os canais de sua organização. Se você está se preparando para liderar uma transformação digital em grande escala, a comunicação é vital para manter todos os níveis da organização envolvidos e comprometidos com sua visão.
  • Gerencie seu tempo. Faça o trabalho em etapas pequenas, mas assertivas. Dessa forma, você pode testar o impacto de mudanças específicas em seus negócios para fazer a reengenharia e adaptar conforme necessário.

Segundo pesquisa, existem cinco categorias que aumentam a chance de uma transformação digital bem-sucedida. Esses incluem:

  • Líderes com experiência digital.
  • Nutrir e desenvolver capacidades para a força de trabalho futura.
  • Capacitando as pessoas a trabalhar de maneiras novas e inovadoras.
  • Atualizando as ferramentas do dia-a-dia.
  • Comunicar-se regularmente através de métodos tradicionais e digitais. 

Embora não existam atalhos para a transformação digital, você pode viajar em um ritmo constante e seguro em vez de seguir por um caminho apressado e ambíguo. Lembre-se, quando se trata de transformação digital, sua meta deve estar centrada na melhor estratégia para se adaptar e responder a uma atmosfera digital em constante mudança.

Ciclo de vida típico da solução de TI

A capacidade de resposta e a capacidade de se adaptar às configurações de ambiente em constante mudança do mercado de TI são cruciais quando você está projetando uma estratégia de TI voltada para a transformação digital. Esses dois elementos se beneficiam muito do suporte de ciclo de vida padronizado de soluções de TI que fornecem uma estrutura sistemática para cada projeto de TI. Aqui, descrevemos os estágios do suporte do ciclo de vida das soluções de TI.

Planejamento de soluções com consultores de TI

  • Definir e esboçar uma solução, juntamente com seus requisitos que se alinham com a estratégia de negócios e tecnologia.
  • Selecione as plataformas, ferramentas e metodologias certas que funcionarão melhor com seu projeto de TI.

Estágio de design e implementação

  • Crie um design do resultado esperado para a solução.
  • Mapeie a estrada para integração do sistema.
  • Planeje a migração de dados.
  • Implementar soluções baseadas em plataforma.

Estágio de suporte e manutenção

  • Planeje com o crescimento do sistema em mente.
  • Layout uma estratégia para fornecer suporte contínuo que visa melhorias, atualizações e funcionalidades adicionais que melhoram o desempenho, usabilidade e escalabilidade da solução.

Experiência em consultoria de clientes digitais

Vivemos em um mundo onde o cliente detém todo o poder. Sua satisfação, lealdade e engajamento são o ponto focal de atenção na maioria das estratégias de negócios que buscam receita e resultados positivos. E não é diferente com consultoria de TI, onde ser centrado no cliente é monumental.

Começaremos esclarecendo quem exatamente é um cliente digital? De acordo com o Gartner , “os clientes digitais usam canais digitais – web, celular e social – para consumir conteúdo, interagir com marcas e concluir uma transação”.

Por meio de soluções e consultoria de TI, as empresas tentam navegar pela estrada saturada de aproveitar e atrair clientes digitais que estão cada vez mais presentes online. Os consumidores não querem apenas estar online, eles desejam acessar experiências digitais quase perfeitas e que satisfaçam todos os seus caprichos. É aqui que vive e respira a experiência digital do cliente.

Uma experiência digital do cliente requer um mapeamento em grande escala da jornada do cliente, que inclui identificar as interações da marca, obter valor dos dados para transformá-los em insights, fornecer aos clientes uma maneira de oferecer feedback e estar no controle e rastreamento de métricas relevantes para medir o sucesso de uma experiência digital, para citar os mais relevantes.

Por meio de consultoria de TI e com clientes digitais em mente, as empresas podem projetar estratégias para escalabilidade, desenvolver elementos superiores de interface do usuário (IU) e experiência do usuário (UX) e se adaptar rapidamente a novas formas de conteúdo digital.

Benefícios de uma parceria com empresas de consultoria em TI

Aqui estão alguns dos benefícios mais importantes da parceria com empresas de consultoria de TI:

  • Concentre-se nas principais funções do negócio. Ao contratar empresas de consultoria de TI, as complexidades do gerenciamento de tarefas relacionadas a TI são absorvidas pelo provedor de serviços, deixando você e seus funcionários com tempo e foco para se concentrarem nas principais funções de negócios.
  • Acesse amplas bases de conhecimento. Por meio da consultoria de TI, você obtém acesso imediato a amplas bases de conhecimento para alavancar soluções e serviços de tecnologia maiores.
  • Reduza o tempo de inatividade. Os problemas de conectividade com a Internet devem ser coisa do passado e é por isso que as empresas que contratam empresas de consultoria de TI têm acesso a abordagens planejadas e medidas para fornecer manutenção contínua do sistema, backups de segurança e recuperação de desastres que reduzem o tempo de inatividade ao mínimo.
  • Controle os custos e despesas operacionais. Você pode reduzir os custos gerais e despesas operacionais por meio de uma empresa de consultoria de tecnologia, enquanto projeta um orçamento e um plano que atenda às suas necessidades específicas de forma controlada.
  • Acesse recursos sob demanda e talentos especializados. Quando você está na estrada para escalar seus negócios ou quando seus requisitos de negócios mudam em um piscar de olhos, você pode ter certeza de que, ao contratar um parceiro de consultoria de TI, você terá acesso a recursos sob demanda e talentos especializados em algumas etapas simplificadas .
  • Aumente a produtividade e o desempenho. Não há enigma por trás dessa verdade: a tecnologia melhora a produtividade. A tecnologia é um veículo de comunicação, colaboração e transferência de conhecimento que estimula a inovação e a criatividade em todas as partes envolvidas, aumentando assim a produtividade, o desempenho e o envolvimento geral dos funcionários.
  • Obtenha uma vantagem tecnológica. Aproveitando as melhores e mais recentes tecnologias com a ajuda de um parceiro de consultoria de TI especializado, você ganha uma vantagem competitiva que é de ouro nos dias de hoje em que os cenários digitais estão em constante mudança.

E aí está, pessoal – Consultoria de TI no seu melhor. Ao tentar navegar por um mercado movido a tecnologia e ávido por mais, é útil cercar-se do melhor e buscar conselhos dos melhores. Ao contratar uma empresa de consultoria de TI experiente e próspera , você dá o primeiro passo para garantir o sucesso de seus negócios em um cenário digital que está mergulhando rapidamente em novos e empolgantes desafios de negócios em termos de tecnologia.