Qualquer gestor precisa estar antenado com as tendências do mercado e as principais práticas para lidar com os negócios de uma empresa. No cenário de TI, isso não é diferente.
Marco Américo, vice-presidente de Operações da América Latina da empresa DocYouSign, que atua com assinatura eletrônica de documentos, aponta os cinco erros mais comuns dos gestores:
Falta de planejamento
Não contar com um plano de negócios organizado pode fazer com que a empresa gaste muito dinheiro à toa e não planeje uma estratégia eficiente para a adaptação às novas tecnologias. “É importante pesquisar e quem trabalha na mesma área de atuação, deve testar ferramentas antes de comprá-las e colocá-las em prática”, explica Américo.
Dados vulneráveis
“É preciso ter uma política clara para uso da internet, fazer back-up dos dados existentes e ter um plano de contingência para não perder informações relevantes”, orienta o especialista.
Não investir em infraestrutura
Poupar gastos é sempre importante, exceto quanto o assunto é infraestrutura. Ao invés de investir tempo e dinheiro em deslocamentos para entrar em contato com parceiros, é melhor considerar a adoção de tecnologias seguras voltadas para negócios à distância.
Ignorar negócios à distância
Isso não significa apenas entrar em contato com parceiros comerciais, mas também usar recursos de assinatura eletrônica para fechar contratos, serviços de cloud e outras ferramentas que economizam dinheiro e minimizam tempo e trabalho.
Querer economizar em tudo
“Existem serviços bons e que não exigem alto investimento”, alerta Américo. Com isso em mente, vale a pena procurar por serviços que apresentem bons resultados. É melhor analisar as opções e escolher ferramentas que atendam às necessidades da organização e que gerem retorno.
Via: Olhar Digital