Infraestrutura de TI: guia completo

9 de agosto de 2021
Um Comentário

O que é Infraestrutura de TI?

 A infraestrutura de TI é tudo o que se relaciona à tecnologia dentro da sua empresa. São todos os elementos e componentes, físicos e virtuais, que suportam como você usa e gerencia dados e informações.

Isso inclui tudo, desde hardware tangível e software para download até seus métodos de armazenamento de dados e protocolos de segurança cibernética.

Além disso, inclui todas as contratações, treinamentos, políticas, processos, atualizações e reparos relacionados à tecnologia da informação. Em outras palavras, é tudo e qualquer coisa que tenha a ver com a tecnologia que você usa.

Estas são as principais áreas de foco para infraestrutura de TI: 

– Hardware;

– Programas;

– Rede;

– Acesso sem fio / com fio;

– Ativos virtuais e remotos;

– Centro de dados e instalações / serviços de armazenamento.

O que significa gerenciamento de infraestrutura de TI?

Como você pode ver na lista acima, há muitas coisas envolvidas em uma infraestrutura de TI. Assim como você esperaria de um departamento de marketing ou vendas, quando um componente está fora de controle e não funciona como deveria, ele pode (e provavelmente afetará) todo o sistema de TI.

É por isso que é tão importante gerenciar adequadamente a infraestrutura, e é aqui que o gerenciamento da infraestrutura de TI entra em jogo.

O principal objetivo desse tipo de gerenciamento é manter todos os sistemas, serviços e componentes da infraestrutura de TI funcionando como deveriam.

Todas as tarefas que se enquadram no gerenciamento da infraestrutura de TI têm como objetivo manter a produtividade e reduzir o tempo de inatividade quando algo dá errado.

Isso envolve tarefas físicas e virtuais, como manter-se atualizado com a manutenção de hardware, fornece suporte de rede online para manter as informações seguras e protegidas e, claro, uma solução robusta de backup e recuperação de dados.

Os diferentes tipos de gerenciamento de infraestrutura

Faz sentido que existam diferentes tipos de gerenciamento de infraestrutura de TI, uma vez que existem algumas diferenças importantes nos sistemas de TI que precisam ser gerenciados.

Pense nisso … o gerenciamento de desktops, roteadores e outras peças de hardware não será igual ao gerenciamento de soluções de software como o SharePoint ou Slack.

Existem 3 categorias gerais para gerenciar sua infraestrutura de TI, incluindo:

1 – Gestão de Sistemas

2 – Gerenciamento de rede

3 – Gerenciamento de armazenamento

As etapas específicas que você executa para gerenciar seus sistemas, rede e armazenamento dependem de você e da empresa de suporte de rede que está usando, bem como de quaisquer serviços externos de infraestrutura de TI que você tenha contratado.

Quão importante é o gerenciamento da infraestrutura de TI?

Os benefícios do gerenciamento de infraestrutura de TI:

Não é apenas importante, é fundamental. Sem ele, há muito poucas chances de sua empresa sobreviver, muito menos prosperar. Nem é preciso dizer que você não deve apenas usar tecnologia, mas também gerenciá-la.

Existem muitos benefícios que vêm junto com a permanência no topo de sua infraestrutura de TI, mas aqui estão alguns dos mais significativos:

  • Ele permite que você tome decisões de TI mais inteligentes;
  • Ele reduz o risco de problemas e desastres relacionados a TI;
  • Ele mantém a produtividade da empresa / funcionário fluindo;
  • Pode reduzir custos, mesmo pagando por serviços de gerenciamento de infraestrutura de TI;
  • Decisões de TI mais inteligentes.

É difícil tomar decisões inteligentes – ou mesmo tomar qualquer decisão – quando você não está monitorando e gerenciando o que está acontecendo em seu departamento de TI.

Por meio do gerenciamento, você será mais capaz de tomar decisões bem pensadas sobre tópicos importantes de TI, como protocolos de segurança e melhorias em seu sistema de armazenamento de dados.

Menor risco de desastre de TI

A tecnologia moderna não é infalível. Não importa quantas precauções que você toma, as coisas fazem errado movimento. A boa notícia é que é fácil minimizar os riscos de falhas do sistema, perda de dados ou ataques cibernéticos quando você tem um controle forte sobre sua infraestrutura de TI.

O MGMT da infraestrutura de TI não apenas reduz as chances de coisas ruins acontecerem, mas também minimiza os danos quando eles acontecem. Quando você passar por pequenos soluços ou até mesmo por grandes desastres, estará preparado desde que tenha administrado adequadamente.

Mesmo se um golpista de phishing escapar e invadir sua rede, você pode evitar qualquer dano maior, desde que tenha gerenciado bem sua infraestrutura e adicionado serviços de suporte de rede para segurança aprimorada (coisas como detecção de endpoint e varredura de vulnerabilidade)

Produtividade estável

Quando informações importantes são perdidas ou comprometidas, o fluxo de trabalho pode ser interrompido em questão de segundos. Com o gerenciamento de infraestrutura, você poderá elaborar um plano para armazenar e fazer backup das informações da empresa para que possa restaurá-las em caso de desastre.

Custos de TI reduzidos

Problemas inesperados de tecnologia podem prejudicar seu orçamento de TI. Na pior das hipóteses, eles podem causar danos irreversíveis, e não apenas ao orçamento, mas a todo o negócio.

Você deve terceirizar o gerenciamento de sua infraestrutura?

Informações de infraestrutura de TI:

Agora que você sabe tudo sobre a infraestrutura de TI e a importância de gerenciá-la, é hora de examinar o aspecto de como de tudo isso. Na verdade, é muito simples … Deixe os profissionais cuidarem disso.

As empresas de infraestrutura de TI e provedores de serviços gerenciados entendem todas as partes móveis envolvidas com a infraestrutura das necessidades de tecnologia da sua empresa, o que significa que eles são os que podem melhor monitorar e gerenciar isso.

Tente não se deixar assustar pelo custo de contratação de uma fonte externa de TI.

Quando você analisa os benefícios e os custos da terceirização de TI, verá que contratar a empresa certa para gerenciar sua infraestrutura pode, na verdade, acabar economizando muito dinheiro a longo prazo.

Mesmo se você tiver um departamento de TI interno eficiente, a maneira mais fácil de fortalecer sua base, minimizar desastres de TI e manter a produtividade fluindo é com a ajuda de um provedor de serviços gerenciados como a IT Universe.

A terceirização não significa necessariamente que você tenha que entregar as rédeas e abrir mão de todo o controle de sua infraestrutura de TI.

Uma das melhores maneiras de gerenciar suas necessidades de TI é por meio da TI co-gerenciada, que associa seu departamento de TI interno a uma empresa externa especializada em serviços de infraestrutura de TI.

Você também tem a opção de terceirizar todas as suas necessidades, que é o que muitas pequenas empresas que não têm um departamento de TI legítimo optam por fazer. Se você está procurando uma solução de Service Desk ou se prefere deixar que profissionais terceirizados de TI cuidem dela, a IT Universe pode ajudá-lo a construir sua infraestrutura e, melhor ainda, podemos ajudá-lo a gerenciá-la.