Terceirização de TI: o que é e quais são os principais benefícios para a sua empresa?

26 de julho de 2021
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A terceirização de operações e desenvolvimento de TI tem sido um tema quente há anos. As vantagens comuns da terceirização de TI incluem escalabilidade, recuperação de desastres mais robusta, acesso mais fácil a especialistas no assunto, custos mais baixos e capacidade de concentrar recursos no desenvolvimento do negócio principal.

No entanto, a terceirização também apresenta um modelo de entrega mais complexo, questões de segurança e privacidade, menos visibilidade, controle reduzido da infraestrutura geral de TI e torna mais difícil mapear os produtos de TI para as necessidades de negócios de uma empresa.

Este artigo tem como objetivo apresentar os principais conceitos, vantagens e desafios da adoção do Outsourcing de TI e como a IT Universe pode ajudar sua empresa a atingir seus objetivos estratégicos em tempos de crise global.

O que é terceirização de TI?

De acordo com o Gartner, a terceirização de TI é o uso de provedores de serviços externos para entregar com eficácia processos de negócios habilitados para TI, serviços de aplicativos e soluções de infraestrutura para resultados de negócios.

A terceirização, que também inclui serviços de utilidade, software como serviço e terceirização habilitada para nuvem, ajuda os clientes a desenvolver as estratégias e visão de sourcing certas, selecionar os provedores de serviços de TI certos, estruturar os melhores contratos possíveis e governar negócios para ganhar ou ganhar relacionamento com fornecedores externos.

A terceirização pode permitir que as empresas reduzam custos, acelere o tempo de colocação no mercado e aproveite a experiência externa, ativos e / ou propriedade intelectual.

Terceirização de TI no contexto global atual

O trabalho remoto está aumentando como forma de praticar o distanciamento social durante a pandemia COVID-19. Liderada por empresas em resposta a ligações da Organização Mundial da Saúde, ela está tendo um impacto diário ao ajudar a controlar o novo coronavírus.

As empresas de todo o mundo enfrentam os desafios do pessoal que trabalha a partir de casa. Eles também estão lidando com processos que gostariam de automatizar antes que a maioria de seus funcionários tivesse que trabalhar em casa. Estas circunstâncias serão o fator decisivo para muitas empresas abrirem-se à digitalização e automatização dos seus processos de trabalho. Isso reduzirá o limite para terceirização no futuro. Portanto, no longo prazo, as empresas podem estar mais propensas a terceirizar suas TI ou processos de negócios para outros países.

Existe muito entendimento entre empresas de todo o mundo. Esta é uma crise que afeta a todos nós. Quando os prazos não são cumpridos e os cronogramas precisam ser alterados, a maioria das empresas entenderá e será flexível. Nosso melhor conselho é: continue se comunicando com seus parceiros de terceirização. Seja transparente sobre o status do projeto e como você tentará realizá-lo. Certifique-se de que seus clientes vejam que você está fazendo o melhor que pode e permaneça forte.

Tipos de terceirização de TI

Existem vários tipos de terceirização de TI, definidos por onde e como ocorre o trabalho terceirizado. Esses incluem:

Terceirização baseada em projetos

Também conhecido como Terceirização de Desenvolvimento de Software, Nearshoring, Offshoring, etc. Neste caso, a empresa fornece todas as informações relacionadas ao projeto para o provedor de terceirização externo e este provedor faz todo o desenvolvimento de software, garantia de qualidade e gerenciamento de projeto.

Out Staff

Também conhecido como Body Leasing. No caso do modelo de outstaffing, a empresa compra o tempo dos funcionários do provedor de terceirização de TI. Normalmente, a empresa paga taxas por hora ou mês.

Inauguração do Centro de P&D

Também conhecido como Offshore Office. Algumas empresas abrem um Escritório de Pesquisa e Desenvolvimento em outro país (geralmente com a mesma marca) e contratam pessoas locais para trabalhar para a empresa no escritório.

Benefícios da terceirização de TI

Existem inúmeras razões pelas quais as empresas terceirizam atividades comerciais específicas, principalmente Service Desk . E alguns dos motivos mais comuns incluem:

  • Aumentando o foco da empresa
  • Acesso a recursos de classe mundial
  • Controlando e diminuindo os custos operacionais
  • Aumento da eficiência para funções demoradas
  • Distribuindo riscos com a empresa parceira
  • Aumentar o uso de recursos externos
  • Os principais benefícios da terceirização de TI são:
  • Custos de corte de terceirização

Os custos são mais previsíveis quando você terceiriza. Por exemplo; quando você usa um servidor hospedado, ele permite que você conserte as despesas em alguns valores predeterminados todos os meses. Não há custos de manutenção ou despesas com equipamentos além de valores fixos.

Competência

Os motivos mais comuns para terceirizar qualquer projeto é ter acesso a conhecimento especializado e experiência que os funcionários atuais podem não oferecer. O melhor é que não há necessidade de pagar por nenhum treinamento do seu pessoal de TI. É a empresa de terceirização que treina os funcionários para você sobre técnicas e programas recentes.

Acesso a recursos globais

Existem muitas empresas de terceirização que podem ajudar as empresas sem disponibilidade de funcionários, espaço de escritório ou linguagem pessoal, a fim de atender clientes em diferentes fusos horários ao longo do dia.

Economia de dinheiro

A economia com a terceirização pode ser realmente dramática. De acordo com pesquisas, mais de 80% das empresas com menos número de funcionários teriam uma grande economia com a terceirização do gerenciamento de e-mail sozinhas. As empresas de TI têm a capacidade de oferecer acesso a equipamentos e serviços a custos muito mais baixos do que seu negócio pode incorrer para obtê-lo sozinho.

Melhores práticas para terceirização de TI

Determine o projeto certo

Nem todos os projetos podem ser terceirizados. A terceirização funciona melhor quando seu projeto tem requisitos específicos ou não está relacionado ao seu negócio principal.

Por exemplo, muitas empresas recorrem a serviços em nuvem como Google Cloud e Amazon Web Services para hospedar seus sites. A empresa pode se destacar na construção de aplicativos da web, mas não tem os recursos para gerenciar um ambiente de hospedagem.

Em vez disso, eles contratam provedores de serviços em nuvem para fornecer e manter a infraestrutura para eles. Eles obtêm o benefício de um ambiente mantido profissionalmente, sem o custo de manter seus próprios sistemas.

A terceirização deve deixar sua equipe livre para se concentrar no que faz melhor, ao mesmo tempo que permite que você entregue seu projeto com mais rapidez.

Faça um plano

Crie objetivos claros e realistas com cronogramas bem definidos. Isso dá a você mais controle sobre seu projeto. Também permite que os fornecedores criem propostas realistas e bem definidas.

Quanto mais informações você tiver, mais fácil será estimar o tamanho e o custo do projeto. E ao criar um bom plano no início, você sempre tem algo para consultar se o projeto sair do curso.

Escolha um provedor em que você possa confiar

Seu provedor de terceirização é uma extensão da sua empresa. Escolha alguém com quem se sinta confortável em compartilhar segredos comerciais e de negócios, ou o projeto não avançará.

Como linha de base, escolha um fornecedor que entende seu setor. Eles também devem estar totalmente alinhados com seus objetivos e cultura de negócios. Quanto mais eles entenderem suas necessidades, mais tranquilo o projeto será.

Se ainda não tiver certeza, considere lançar um pequeno projeto de teste. Isso permite que você trabalhe em conjunto sem colocar seu projeto principal em risco.

Obtenha uma equipe dedicada

Para grandes projetos de longo prazo, é importante ter recursos dedicados.

Muitos fornecedores cobram usando o modelo Time & Material. O problema com o T&M é que o provedor pode transferir os desenvolvedores para tarefas diferentes com base na disponibilidade. Isso é ótimo para o provedor, mas significa que a equipe está em constante mudança. Atualizar constantemente os novos desenvolvedores é demorado e caro.

Equipes dedicadas fornecem uma equipe consistente por toda a vida do projeto. Embora inicialmente mais caro, você economiza dinheiro em custos de treinamento e integração. Os desenvolvedores só precisam ser apresentados ao projeto uma vez. O resultado é uma equipe que entende seu projeto desde o início.

Torne-se ágil

O desenvolvimento ágil é o método líder de desenvolvimento de software. 71% das organizações usam agile, e projetos ágeis são 28% mais bem-sucedidos do que projetos tradicionais.

O desenvolvimento ágil é feito em várias iterações curtas. Cada iteração dura apenas algumas semanas e envolve a criação, teste e lançamento de novas versões. Compare isso com o desenvolvimento tradicional, onde um novo lançamento pode levar vários meses.

O Agile permite que você implemente novas mudanças com maior flexibilidade e velocidade. Empresas tão grandes como a Microsoft obtiveram sucesso com o Agile em tudo, desde pequenos projetos até projetos de nível corporativo. E apesar de sua flexibilidade, muitos fornecedores oferecem agilidade a um custo fixo.

Não baseie sua decisão apenas no preço

Muitas empresas recorrem à terceirização para cortar custos. Embora a terceirização seja menos dispendiosa, não deve ser sua única métrica.

O segredo é encontrar um fornecedor que seja mais barato do que uma equipe interna, mas que ofereça o mesmo nível de experiência e serviço. Esse pode ser um equilíbrio difícil de encontrar, mas lembre-se: você obtém o que pagou.

Muitos terceirizadores experientes recomendam criar uma lista de lances e, em seguida, lançar fora o preço mais baixo e o mais alto. Em seguida, escolha uma das opções restantes de acordo com seu orçamento, requisitos e expectativas.

Documente tudo

Documente cada estágio do seu empreendimento de terceirização, incluindo resultados, revisões, mudanças no plano do projeto e atualizações. Isso ajuda a monitorar seu progresso e fornece as informações necessárias para manter o projeto após o término do contrato.

A documentação não assume uma forma específica. Inclui e-mails, notas de reuniões, manuais, envios de rastreadores de bugs e até comentários de código. O importante é ter um registro do que foi feito no projeto e quando foi executado.

Comunique-se claramente

Nada é mais desastroso para um esforço colaborativo do que não se comunicar. A comunicação mantém ambas as partes envolvidas e cientes das atualizações do projeto.

Isso pode ser difícil durante a terceirização, especialmente se as duas equipes estiverem em países diferentes. Diferenças de idioma, cultura e fuso horário afetam a comunicação. No entanto, o sucesso do projeto depende inteiramente da comunicação. Bloqueios de estrada, problemas de desenvolvimento e mudanças de requisitos podem ter efeitos devastadores em um projeto se não forem comunicados de forma rápida e clara.

Com as ferramentas e tecnologias disponíveis hoje, não há motivo para as equipes não se comunicarem. Se você não pode agendar uma reunião cara a cara, fazer uma ligação, enviar um e-mail, configurar uma sala de bate-papo ou usar uma ferramenta de mensagens baseada na web. Não importa como você faça isso, continue colaborando.

Seja o dono do seu projeto

Mesmo que outra empresa esteja trabalhando nisso, este ainda é o seu projeto. Trate-o como se estivesse sendo feito internamente.

Acompanhe constantemente sua equipe de terceirização. Use ferramentas como Trello e Slack para rastrear mudanças, atualizações, objetivos e comentários da equipe. Reveja as entregas com frequência e não hesite em entrar em contato com o fornecedor com dúvidas.

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