Analista de Suporte: tudo que você precisa saber

1 de junho de 2021
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Você já se perguntou o que faz um analista de suporte? Um analista de suporte ou analista de TI é responsável por monitorar, e solucionar problemas de TI da infraestrutura tecnologia de uma empresa.

Muitas empresas que não dispõe de um analista de TI podem acabar gerando muito problemas e perdendo clientes.

Mas o que faz um analista de suporte?

A Tecnologia da Informação é um dos campos profissionais e de aplicação mais rápidos e mais radicalmente desenvolvidos. Consequentemente, as tarefas dos analistas são variadas.

Os analistas de suporte geralmente trabalham para decidir quais soluções buscar e quais não valem a pena. Isso envolve uma análise detalhada dos sistemas atuais, bem como custo benefício.

Eles verificam quais processos de trabalho apresentam potencial de otimização e planejam o orçamento para a implementação das medidas definidas, em conjunto com os gerentes e coordenadores de TI.

Nesse projeto, as necessidade e requisitos dos respectivos departamentos especializados no que diz respeito à sua implementação de TI são continuamente examinadas e são realizadas chamadas análises de impacto.

Ao fazer isso, os analistas se perguntam quais seriam os efeitos das mudanças desejadas pelos departamentos.

Quais são as tarefas de uma analista de TI?

As responsabilidades dos analistas de TI podem depender do cargo específico, geralmente separado por níveis de atendimento de suporte, mas podem incluir as seguintes tarefas:

· Envolvimento no desenvolvimento e implementação de estratégias de TI

· Garantir e monitorar a qualidade e operação dos produtos e serviços de TI;

· Avaliação dos custos dos sistemas de TI e sua otimização;

· Escrever documentação para desenvolvedores;

· Fornecer ajuda aos usuários de TI de uma organização para solucionar problemas técnicos.

Técnicas e Habilidades de um analista de suporte de TI

Ser um analista de suporte de TI envolve trabalhar com diferentes sistemas de computadores e discutir e ajudar os clientes em suas necessidades. Isso requer uma variedade de habilidades técnicas e pessoais.

As habilidades técnicas exigidas pelas empresas de TI são:

HABILIDADES TÉCNICAS

· Conhecimento de diferentes sistemas de TI;

· Familiaridade com padrões e procedimentos relacionados a produtos e serviços de TI;

· Conhecimento de técnicas de desenvolvimento de sistemas e softwares;

HABILIDADES PESSOAIS

· Boas habilidades de comunicação (fala, escrita e escuta);

· Mente analítica;

· Atenção aos detalhes e organização;

· Conhecimento de negócios para entender melhor as necessidades específicas dos clientes.

Como contratar um analista de suporte?

Contratar um analista de suporte para a sua empresa pode ser mais difícil do que você imagina. Para isso, é necessário ter um time de recrutamento e seleção especializado em tech recruitment (especialistas em contratar profissionais de tecnologia), afinal, esse setor é muito abrangente e cada área e muito especifica, sendo necessário contratar profissionais qualificados para esse tipo de seleção.

Mas pra tudo existe uma solução.

Você pode contratar os melhores profissionais de TI do mercado através de uma empresa especializada em service desk e outsourcing.

Terceirizar um analista de suporte de TI é muito mais barato e te isenta de todo custo trabalhista.

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