Suporte de TI: Como estruturar uma equipe de suporte para a sua empresa

8 de fevereiro de 2021
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Pensar em suporte de TI é como pensar em um convênio médico. Quando você está doente, ou apresentando sintomas, geralmente você procura um médico para se cuidar, não é mesmo?! O suporte funciona aproximadamente da mesma forma.

O suporte de TI é o hospital, os médicos são os analistas de TI e seus pacientes, é toda estação de máquinas e equipamentos tecnológicos que a sua empresa usa para trabalhar.

Se alguma máquina, servidor, software e etc. pararem ou sofrerem algum problema, quem solucionará será o profissional do suporte.

O que é Suporte de TI?

São profissionais responsáveis por solucionar problemas de TI da sua empresa. Sejam máquinas danificadas, softwares em mal funcionamento, queda de internet e problema de redes.

Esse profissional é responsável por manter tudo funcionando.

Mas como uma equipe de suporte atua numa empresa?

Pense na seguinte situação: seus colaboradores chegam para trabalhar numa segunda-feira de manhã, porém, ao chegar no local, o escritório encontra-se sem internet. E sem internet, não tem como a sua equipe trabalhar.

Alguns funcionários até tentam dar um jeito de fazer o trabalho, outros tentam arrumar uma solução para a internet voltar a funcionar, e outros, simplesmente aproveitam o tempo sem trabalho.

Nessa brincadeira, você já perdeu tempo, dinheiro e talvez até clientes.

Mas essa história poderia ser completamente diferente se a sua empresa tivesse um suporte de TI.

Se a sua empresa contasse com uma equipe de suporte, a questão da falta de internet teria sido resolvida em apenas alguns minutos, e não haveria nenhum tipo de perca.

o que pode acontecer se a minha empresa não utilizar esse serviço?

Uma empresa, por menor que seja, que não conta com esse tipo de serviço pode ter as piores surpresas no dia-a-dia.

De perca de dados a colapso total de um sistema.

Sem contar que um problema, por menor que seja, pode trazer inúmeras perdas, como por exemplo, clientes.

Benefícios do suporte de TI:

Os benefícios que esse serviço fornece a uma empresa são inúmeros, desde a qualidade do funcionamento geral de todos os equipamentos e softwares ao aumento da receita.

– Organização;

– Produtividade intacta;

– Aumento da receita;

– Melhor gestão dos processos;

– Equipamentos em constante funcionamento;

– Softwares sempre atualizados;

– Sistemas rápidos;

-Internet rápida e segura;

– E etc.

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Mas realmente preciso de uma equipe de suporte dentro da minha empresa?

Depende. No mundo do TI, existem vários tipos de equipe de suporte, e ao contratar esse serviço, antes de mais nada, é feita uma avaliação pela empresa contratada para saber qual a melhor opção para o seu negócio.

Eles são:

Presencial

Ao falar de suporte presencial, estamos falando da contratação de um profissional, por meio de uma empresa especializada em TI, para trabalhar dentro da sua empresa, baseado nas necessidades da sua organização.

Esse profissional será uma pessoa altamente treinada e ficará responsável para prestar suporte para a sua organização. O suporte presencial é geralmente aplicado em empresas de médio e grande porte que tem uma demanda de chamados muito grande por dia/mês.

Suporte de TI remoto

O modelo remoto é uma ótima opção para empresas que trabalham em home office, ou não querem alocar um profissional dentro da sua sede.

Todo o suporte realizado aqui é feito de forma remota, seja por telefone, auxiliando os colaboradores da sua empresa, ou através de softwares de compartilhamento via computador, para suporte mais complexos.

Suporte de Campo

Muito confundido com o suporte de TI presencial, o suporte de campo é acionado quando exigem problemas de alta complexibilidade, onde o atendimento é realizado por especialistas.

Seja por contaminação na rede, máquinas que não ligam ou até softwares em mal funcionamento.

Suporte de TI para empresas: como contratar?

Não adianta abrir uma vaga na sua empresa, e contratar uma pessoa de TI para trabalhar. O mercado de TI é muito complexo, e é necessário contratar uma empresa especializada em TI para fazer a sondagem do melhor profissional que a sua empresa necessita.

E a IT Universe, que é líder em recrutamento rápido de profissionais de TI, pode te ajudar nessa missão.

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