Dicas de tecnologia para melhorar sua rotina em 2018

2 de janeiro de 2018
Nenhum Comentário

Você sabia que a tecnologia pode te auxiliar na lista de promessas para 2018? Há uma variedade de ferramentas online à disposição para cumprir todo tipo de obrigações, desde ficar mais organizado financeiramente até a usar seu tempo gasto na internet de forma mais inteligente. Seja no computador ou no celular, apps podem ser grandes aliados para dar o pontapé no novo ano do jeito certo. Veja a seguir o que fazer para incrementar a rotina nos 365 dias que vêm pela frente.

1. Faça uma faxina nas redes sociais

Comece 2018 com uma limpeza geral nos seus perfis de redes sociais. Remova contatos que não agregam informações importantes no feed, e deixe de seguir páginas que não oferecem conteúdo relevante para o dia a dia. Algumas ferramentas automatizadas ajudam a realizar a tarefa em várias plataformas.

Depois de limpar o feed das suas redes, é importante seguir novas páginas e pessoas com conteúdo mais relevante de acordo com seus interesses para 2018. No Instagram, passe a seguir hashtags para receber posts de pessoas desconhecidas, mas que tratam de assuntos de seu interesse. Não esqueça de dar uma chance a redes sociais menos famosas, como o Pinterest, que permite seguir perfis inspiradores.

3. Organize seus horários

Aposte em aplicativos para te ajudar a não perder mais a hora de reuniões, consultas e outros compromissos. O Google Agenda foi renovado recentemente e recebeu várias funções úteis para organizar o tempo. É possível, por exemplo, criar e gerenciar vários calendários ao mesmo tempo. O Google Maps é outro app que ajuda na tarefa ao dizer o melhor horário para sair de casa, apontar hora de partida de linhas de ônibus e até descobrir o horário de pico de estabelecimentos.

Outra dica é usar mais vezes o Google Assistente no celular para receber lembretes importantes. A ferramenta pode até usar a sua localização para emitir um alerta baseado no GPS. Para isso, basta dizer o comando “Ok, Google, lembrar de ligar para a oficina quando chegar em casa”, por exemplo. Personalize o corpo do lembrete como quiser e lembre-se de configurar o seu endereço residencial de antemão.

4. Faça listas e mais listas

Listas podem ser usadas para compras, tarefas, viagens e uma série de outras coisas no dia a dia. Um dos apps mais completos para listas é o Google Keep, que tem versões para Android, iOS e PC. No celular, o programa permite criar listas com caixa de seleção, gravação de voz, desenho e imagens. Além disso, ele conta com um sistema de reconhecimento de texto escrito em fotos, ideal para anotar conteúdo do quadro na sala de aula. No computador, a extensão do Keep ajuda a capturar conteúdo da web em uma nota rápida, e transformar tudo em documento do Google Docs.

Google Keep tem versões que rodam em navegadores e aplicativo para celulares (Foto: Divulgação/Google)

Google Keep tem versões que rodam em navegadores e aplicativo para celulares (Foto: Divulgação/Google)

5. Economize seu dinheiro e gaste com o que realmente importa

Melhorar a organização financeira costuma estar no topo da lista de promessas de final de ano, e há tecnologias que podem ajudar a cumpri-la. O GuiaBolso é um famoso aplicativo de finanças que acessa de forma segura o seu extrato bancário e cria um relatório sempre atualizado de gastos. O app analisa as informações e mostra o tipo de despesa mais recorrente para o usuário. Com gráficos, definição de metas e várias outras funções, o programa pode ajudar a sobrar mais salário no fim do mês.

Outro app que vale mencionar é o Oktoplus, um agregador de programas de fidelidade que mostra todos os seus pontos em várias plataformas diferentes. Ele exibe pontos a vencer e permite fazer trocas em sua rede própria de prêmios.

Crie planilhas no Excel para planejamento financeiro (Foto: Divulgação/Microsoft)

Crie planilhas no Excel para planejamento financeiro (Foto: Divulgação/Microsoft)

Para os mais tradicionais que preferem usar o PC, o que não faltam são planilhas do Excel que ajudam a economizar dinheiro, nem que seja poupando nas comemorações de fim de ano. Quem busca por soluções para o trabalho e não está acostumado com o programa da Microsoft também pode criar um modelo avançado para despesas empresariais. Além disso, vale lembrar que o Excel tem versão móvel que permite criar o mesmo tipo de planilha de gastos no celular.

Via