E agora? Google Chrome pode acabar ficando de fora do Windows 10 S

10 de maio de 2017
Nenhum Comentário

Quem acompanha as notícias do mundo da tecnologia já está sabendo que a Microsoft anunciou na semana passada o Windows 10 S, uma nova versão do sistema capaz de rodar somente os apps disponíveis na Windows Store. Graças a semelhança com o finado Windows RT nos tempos do Windows 8, o SO já está sendo apelidado por aí como ‘WIndows RT 2.0’.

Na prática, isso significa que não será possível rodar diversos programas no formato antigo ‘Win32’. Um exemplo? O Google Chromenavegador mais utilizado no mundo atualmente. Vale lembrar que por enquanto não dá nem para trocar de browser padrão ou motor de buscas no sistema, porém no evento de lançamento a Microsoft mencionou que os desenvolvedores poderiam trazer outros browsers para o Windows 10 S.

Sendo assim, pelo menos em tese, nomes como a Mozilla e o próprio Google poderiam levar os seus navegadores no futuro para a loja de apps da Microsoft. Porém, na prática isso pode ser bem mais difícil do que parece.

Obstáculo importante

De acordo com as regras da Windows Store, os navegadores disponíveis na loja precisam usar o mesmo motor de renderização embutido na plataforma de apps universais (UWP), e esse motor é o ‘EdgeHTML’. Na prática, isso significa que o Firefox e o Chrome teriam que trocar suas ferramentas oficiais de renderização para a mesma solução da Microsoft.

O browser do Google, por exemplo, usa o Chromium, ou seja, existe uma chance real dos usuários do Windows 10 S ficarem sem grandes alternativas ao Microsoft Edge. A regra que impede a chegada de apps como o Chrome inclusive foi destaca por um dos engenheiros do time de desenvolvimento do navegador no Twitter.

Segundo a Microsoft, essa política mais rígida serve para ter certeza que os browsers disponíveis da Windows Store “garantam a proteção e a segurança da plataforma Windows“.

Ainda existe a possibilidade do Google levar o Chrome para a loja de apps do Windows 10 S através de uma parceria direta com a Microsoft, porém é pouco provável que isso ocorra, já que estamos falando de um concorrente direto do Chrome OS.

Vale lembrar que, pelo menos por enquanto, são poucos os nomes de apps ‘Win32’ que estão sendo convertidos para os novos padrões da Windows Store. Além de apps como o Evernote e o Slack, o grande nome por enquanto é somente o Spotify. Será que a decisão da gigante de softwares pode atrapalhar a popularização do sistema?

Via: Tudo Celular