Vazamento de dados: como proteger a minha empresa?

9 de junho de 2021
Nenhum Comentário

É janeiro de 2021, a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, é finalmente sancionada no Brasil depois de 2 longos anos, porém o inesperado acontece: o maior vazamento de dados da história acontece, mais de 220 milhões de dados são vazados.

Perguntas surgem no meio do caminho: quem fez isso? Qual empresa teve seus dados vazados? Quais serão as consequências? De quem são esses dados? Todo mundo quer saber…

Seria um belo mistério a ser resolvido, mas essa parte nós deixamos para depois. O assunto que iremos abordar neste artigo é como proteger a sua empresa desse tipo de vazamentos de dados.

Todos os dias, muitas empresas são vítimas de vazamentos de dados, que deve custar ao mundo US $ 10,5 trilhões anualmente até 2025 .

Todos os vazamentos de dados precisam ser identificados e corrigidos antes de serem descobertos pelos criminosos virtuais.

O que é vazamento de dados?

Vazamento de dados é uma exposição ilegal de dados confidenciais, seja eletronicamente ou fisicamente. Vazamentos de dados podem ocorrer em dispositivos internos ou físicos, como discos rígidos externos ou laptops.

Exemplos de vazamento de dados

O Santo Graal da exposição de informações confidenciais são as Informações de Identificação Pessoal, como nomes, informações de contato e detalhes financeiros.

Outras formas menos de vazamento de dados podem ser usadas em missões de reconhecimento para descobrir segredos internos.

Existem quatro categorias principais de vazamentos de dados – informações do cliente, informações da empresa, segredos comerciais e análises.

1. Informações do cliente

Algumas das maiores violações de dados incluíram vazamentos de dados de clientes que envolviam informações de identificação pessoal. Os dados do cliente são exclusivos de cada empresa. As informações confidenciais do cliente podem incluir qualquer um dos seguintes:

Nomes de clientes

Endereços

Número de telefone

endereço de e-mail

Nomes de usuário

Senhas

Histórico de pagamentos

Hábitos de navegação do produto

Números de cartão

2. Informações da empresa

O vazamento de informações da empresa expõe atividades internas confidenciais. Esses vazamentos de dados tendem a ficar na mira de empresas sem escrúpulos que buscam os planos de marketing de seus concorrentes.

Os vazamentos de dados da empresa podem incluir o seguinte:

Comunicações internas

Métricas de desempenho

Estratégias de marketing

3. Segredos comerciais

Esta é a forma mais perigosa de vazamento de dados para uma empresa. O roubo de propriedade intelectual destrói o potencial de um negócio, levando-o por terra.

O vazamento de dados de segredos comerciais pode incluir o seguinte:

Próximos planos de produtos

Codificação de software

Informação de tecnologia proprietária

4. Analytics

Painéis analíticos são alimentados por grandes conjuntos de dados e os cibercriminosos são atraídos para qualquer monte de dados considerável. O software de análise é, portanto, um vetor de ataque que precisa ser monitorado.

Vazamentos de dados analíticos podem incluir o seguinte:

Dados de comportamento do cliente

Dados psicográficos

Dados modelados

Diferença entre vazamento de dados e violação de dados

Uma violação de dados é o resultado de um ataque cibernético planejado, mas um vazamento de dados é a exposição acidental de dados confidenciais por uma empresa.

Os cibercriminosos não criam vazamentos de dados, eles os descobrem e os usam para lançar ataques de violação de dados.

Vazamentos de dados tendem a resultar de práticas de segurança inadequadas. Uma empresa também pode ser afetada se algum de seus fornecedores apresentar vazamento de dados. Como essas vulnerabilidades ocorrem em um vasto cenário de ataque, são difíceis de detectar e corrigir antes que seja tarde demais.

Sem uma solução sofisticada de proteção de dados, as empresas permanecerão vulneráveis ​​a violações de dados por meio de redes de terceiros.

7 dicas para proteger sua empresa contra vazamentos de dados

As seguintes práticas de segurança de dados podem evitar vazamentos de dados e minimizar as chances de violações de dados:

1. Avalie o risco de terceiros

Infelizmente, seus fornecedores podem não levar a segurança cibernética tão a sério quanto você. É importante continuar avaliando a postura de segurança de todos os fornecedores para garantir que eles não corram o risco de sofrer uma violação de dados.

Pode ser difícil acompanhar as demandas de gerenciamento de risco de uma vasta rede de serviços em nuvem de terceiros. Para evitar riscos de fornecedores negligenciados que deixam as empresas vulneráveis ​​a violações de dados, o gerenciamento de riscos de terceiros deve ser confiado a uma equipe de analistas da IT Universe.

2. Monitore todo o acesso à rede

Quanto mais tráfego de rede corporativa é monitorado, maiores são as chances de identificar atividades suspeitas. Ataques de violação de dados são geralmente precedidos por campanhas de reconhecimento – os cibercriminosos precisam identificar as defesas específicas que precisam ser contornadas durante um ataque.

As soluções de prevenção de vazamento de dados capacitam as organizações a identificar e fortalecer vulnerabilidades de segurança para evitar a possibilidade de campanhas de reconhecimento.

As políticas de segurança podem precisar ser revisadas para garantir o acesso privilegiado a dados altamente confidenciais.

3. Identifique todos os dados confidenciais

Antes que as práticas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) possam ser iniciadas, as empresas precisam identificar todos os dados confidenciais que precisam ser protegidos. Esses dados precisam ser classificados corretamente de acordo com políticas de segurança rígidas,

As categorias podem incluir informações de proteção à saúde, junto com outras formas de dados confidenciais.

Com todos os dados confidenciais identificados e classificados corretamente, uma empresa pode personalizar as defesas de prevenção de vazamento de dados mais eficientes para cada categoria de dados.

4. Proteja todos os endpoints

Um ponto de extremidade é qualquer ponto de acesso remoto que se comunica com uma rede de negócios, seja por meio de usuários finais ou de forma autônoma. Isso inclui dispositivos da Internet das Coisas, computadores e dispositivos móveis.

Com a maioria das empresas agora adotando alguma forma de modelo de trabalho remoto, os terminais tornaram-se dispersos (às vezes até internacionalmente), tornando-os mais difíceis de proteger.

Firewalls e VPNs oferecem uma camada básica de segurança de endpoint, mas não são suficientes. A equipe é frequentemente induzida a introduzir malware em um ecossistema para contornar essas defesas de segurança.

As organizações precisam treinar sua equipe para reconhecer os truques dos ciberataques, especialmente ataques de phishing de e- mail e engenharia social. A educação é uma solução de prevenção de vazamento de dados muito poderosa.

5. Criptografar todos os dados

Os cibercriminosos podem achar difícil explorar vazamentos de dados se os dados estiverem criptografados. Existem duas categorias principais de criptografia de dados – criptografia de chave simétrica e criptografia de chave pública.

Embora os dados criptografados possam atrapalhar o hacker iniciante, os agressivos ciberataques podem descriptografar os dados sem uma chave de descriptografia. Por esse motivo, a criptografia de dados não deve ser a única tática de prevenção de vazamento de dados, mas usada junto com todos os métodos desta lista.

6. Avalie todas as permissões

Atualmente, seus dados confidenciais podem ser acessados ​​por usuários que não precisam deles. Como resposta inicial, todas as permissões devem ser avaliadas para garantir que o acesso não seja concedido a partes autorizadas.

Uma vez que isso tenha sido verificado, todos os dados críticos devem ser categorizados em diferentes níveis de sensibilidade para controlar o acesso a diferentes pools de dados. Somente funcionários confiáveis ​​com requisitos essenciais devem ter acesso a dados altamente confidenciais.

Esse processo de atribuição de acesso privilegiado também pode revelar quaisquer usuários internos mal-intencionados que estejam facilitando a infiltração de dados confidenciais.

7. Evite o vazamento de dados adequando a sua empresa à LGPD com uma empresa de tecnologia

Contrate uma empresa de tecnologia para fazer a segurança dos dados da sua empresa e para adequá-la a LGPD. A IT Universe é líder em serviços de cyber segurança e service desk