Por que as empresas estão passando por transformação digital?

23 de agosto de 2021
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À medida que a tecnologia digital avança e desempenha um papel cada vez maior em nossas vidas diárias, as empresas precisam acompanhar os tempos. De uma perspectiva ampla, é simples: acompanhe ou fique para trás.

No entanto, entender o que a transformação digital significa para o seu negócio requer um pouco mais de exploração.

Quais são os drivers da digitalização e transformação digital?

A raiz de qualquer mudança nos negócios começa com os clientes. Tem que: A felicidade do cliente é como você ganha nos negócios.

As expectativas dos clientes modernos estão sendo impulsionadas em grande parte pela tecnologia digital e inovações digitais. O cliente sempre conectado está sempre vendo novas possibilidades.

Quando eles veem coisas novas em outros lugares, eles as querem de você também. E se você não puder oferecê-los, eles encontrarão alguém que possa.

O mundo digitalmente conectado torna mais fácil do que nunca para os clientes comparar preços e mudar de uma marca para outra, geralmente com o mínimo de esforço necessário.

A inovação digital molda os negócios em todos os setores.

A transformação digital afeta todos os setores. Quer sua empresa gere receita por meio de serviços ao cliente, mídia digital ou bens físicos, as inovações tecnológicas podem transformar seus meios de produção, distribuição e atendimento ao cliente.

Dependendo do seu negócio, seu cliente pode ser um consumidor ou um cliente business-to-business (B2B).

Vamos estender nossa perspectiva para incluir também seus funcionários. Como falaremos em um momento, as expectativas dos funcionários estão sendo impulsionadas por suas próprias experiências de consumo, especialmente quando se trata de inovação digital no local de trabalho.

Os clientes esperam tecnologia digital e inovação.

Os clientes de hoje estão conectados e capacitados pela era digital. Eles estão conectados 24 horas por dia, 7 dias por semana, e cada vez mais desejam e esperam o mesmo acesso 24 horas por dia às empresas com as quais fazem negócios.

Quais os principais fatores por trás dessa mudança no comportamento do consumidor?

Dispositivos móveis e mídias sociais.

Mais da metade dos clientes pesquisados ​​para o relatório da Salesforce “ Estado do cliente conectado ” disseram que a tecnologia mudou significativamente suas expectativas de como as empresas deveriam interagir com eles.

Mais especificamente, 73% dos clientes preferem fazer negócios com marcas que personalizam sua experiência de compra, de acordo com a Harvard Business Review.

A pesquisa também relata que 57% dos consumidores disseram que é absolutamente crítico ou muito importante que as empresas das quais compram sejam inovadoras. Caso contrário, eles podem apenas procurar novas empresas para comprar: 70% dos entrevistados disseram que as novas tecnologias tornaram mais fácil para eles levarem seus negócios para outro lugar.

A capacitação dos funcionários impulsiona as soluções digitais.

O iPhone da Apple é frequentemente mencionado como um fator-chave na adoção de tecnologia de consumo no local de trabalho.

O iPhone não foi originalmente comercializado para empresas, mas rapidamente se tornou popular, a tal ponto que os departamentos de TI corporativos tiveram que acomodar os funcionários que queriam usar iPhones no lugar de outros dispositivos.

Depois que alguns grandes empregadores abriram suas portas, a aceitação dos iPhones na empresa se espalhou rapidamente.

O iPhone interrompeu o status quo para adoção de tecnologia no local de trabalho. Em vez de os líderes de TI dizerem aos funcionários quais dispositivos aprovados usar, um número suficiente de funcionários pediu iPhones que os departamentos de TI acabaram concordando.

Essa tendência continua hoje, com mais tecnologias de “nível de consumidor” chegando ao local de trabalho. Talvez ainda mais notável seja o outro lado da tendência: o software corporativo começou a receber dicas de design e funcionalidade do mundo do consumidor.

Os funcionários que priorizam o digital são funcionários conectados.

A geração do milênio – mais do que qualquer outro subconjunto da força de trabalho – é proponente da mentalidade digital em primeiro lugar.

Tendo amadurecido em PCs, eletrônicos de consumo e aplicativos de telefone, os millennials esperam desfrutar das mesmas ferramentas digitais poderosas e fáceis de usar no local de trabalho, como fazem no resto de suas vidas.

As transformações digitais aplicam esse estado de espírito que prioriza o digital para capacitar todos os seus funcionários.

Da mesma forma que os consumidores procuram empresas prontas e dispostas a se conectar com elas 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio de mídia social e outros canais digitais, os funcionários de hoje prosperam em ambientes que facilitam a colaboração, o acesso a informações e o trabalho a qualquer hora e em qualquer lugar. A digitalização é uma aliada poderosa do funcionário com poder.

Para as pequenas empresas, a vantagem de construir um negócio digital pode mudar o jogo.

A digitalização não é apenas a chave para atender às expectativas dos clientes e capacitar os funcionários, mas também pode ajudar as pequenas empresas a fazer mais com menos.

As eficiências proporcionadas ao se tornar digital – ter um banco de dados abrangente compartilhado por todo o seu negócio, aproveitando os dados do cliente para criar mensagens personalizadas e estratégias de serviço, permitindo a conectividade dos funcionários a partir de dispositivos móveis, por exemplo – podem liberar pequenas equipes para gastar mais tempo ganhando e mantendo novos clientes.

Bônus: quando você constrói digitalmente desde o início, é muito mais fácil dimensionar sistemas conforme sua empresa cresce.

As inovações digitais estão transformando as indústrias.

Os funcionários não são os únicos que se beneficiam do acesso fácil de usar e sempre disponível às informações no local de trabalho. As próprias máquinas também estão ficando mais inteligentes.

A inteligência artificial (IA), a Internet das coisas (IoT), análise de nuvem e sensores de todos os tamanhos e recursos estão transformando a manufatura, a produção, a pesquisa – virtualmente todas as facetas dos negócios em todos os setores.

Os exemplos nunca acabam.

Inovações digitais como IA e IoT estão impulsionando todos os tipos de avanços na produção de tudo, desde bens de consumo até carros e caminhões.

Os processos de manufatura otimizados se adaptam às mudanças na demanda do consumidor.

O software baseado em nuvem oferece visibilidade em tempo real da logística da cadeia de suprimentos. O mapeamento da experiência do cliente com a tecnologia de aprendizado de máquina (machine learning) apresenta insights importantes para ajudar os planejadores de produto, profissionais de marketing e orçamentários a fazer melhor seus trabalhos.

Juntas, essas e muitas outras inovações como essas estão mudando a forma como fazemos negócios, de todos os ângulos imagináveis.

Por que as empresas precisam se transformar na era digital?

A transformação digital é a transformação do negócio.

É uma transformação que está sendo impulsionada pelo desejo básico de tornar o trabalho melhor para todos, desde funcionários até clientes.

Os impulsionadores que acabamos de percorrer são alguns dos maiores motivos por trás das grandes mudanças que estão ocorrendo no mundo dos negócios no momento. Acrescente a isso a necessidade de toda empresa de competir por – e conquistar – clientes.

Se seus concorrentes estão aproveitando a transformação digital para agilizar a produção, expandir a distribuição, construir um local de trabalho melhor para os funcionários e melhorar a experiência geral do cliente, você também melhorará seu jogo.