Suporte Técnico: tudo que você precisa saber

2 de março de 2021
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suporte técnico

Toda empresa que trabalha com tecnologia, seja de forma direta ou indireta, precisa de suporte técnico.

E com este guia, você vai saber as melhores práticas deste setor, mas antes, vamos entender melhor o que é suporte técnico.

O que é Suporte Técnico?

Suporte Técnico é um setor onde Analistas de TI e Analistas de Suporte são responsáveis por ajudar e resolver problemas técnicos relacionados a TI (tecnologia da informação) de colaboradores de uma empresa.

Por exemplo:

Um médico de uma fintech de saúde, de repente, teve problemas com o seu sistema. Para resolver o problema, seria necessário fazer uma abertura de chamado via telefone, e-mail ou por um sistema de abertura de chamados para o suporte técnico, onde um profissional qualificado seria solicitado para resolver o problema, sem que haja perdas ou danos.

E quais são os tipos de porte técnico?

 No TI, existem vários tipos de suporte, mas são 3 tipos que são os principais e os mais usados pelas empresas.

Eles são:

Atendimento de nível 1:

O suporte técnico de nível 1, é um tipo de atendimento que soluciona problemas mais leves e de pouco impacto.

Geralmente, o nível 1 atende, registra, qualifica a gravidade do problema, prioriza, resolve ou encaminha.

É muito comum esse tipo de atendimento ser feito via telefone, chat, e-mail e etc.

Atendimento de nível 2:

O atendimento de nível 2, visa realizar atendimento de problemas mais complexos.

É muito comum esse tipo de chamado ser realizado por softwares de compartilhamento (acesso remoto).

Atendimento de nível 3

No nível 3, geralmente, são encaminhados os chamados mais graves, que necessita da presença de um profissional no local do problema.

Por que empresas precisam de um time de suporte?

Toda empresa que trabalha com tecnologia, das menos as mais complexas, precisam de um suporte técnico.

Afinal, problemas técnicos em computadores, máquinas, servidores, sistemas e softwares acontecem o tempo todo, e dependendo do problema, podem acabar trazendo muitos problemas para a organização.

Imagina se uma loja bastante movimentada no shopping, fica sem sistema de pagamento? Seria o caos total.

Ou uma consulta online realizada por uma fintech de saúde, onde não consegue realizar a consulta na hora marcada por conta de problemas técnicos, além de trazer prejuízos, acarretaria perda de clientes e dinheiro, sem falar da má reputação.

O suporte técnico na empresa é importante por que mantém toda a tecnologia da organização em perfeito funcionamento e segura, prevenindo de danos indesejáveis.

Dica para que o atendimento dos seus analistas seja excelente

Nós separamos algumas dicas essenciais para que os seus analistas de suporte técnico trabalhem com excelência:

  1. Conheça bem os seus clientes;
  2. Ao se comunicar, use uma linguagem clara e eficaz para que não haja ruídos;
  3. Procure, sempre, oferecer um suporte técnico ágil;
  4. Tenha total conhecimento dos sistemas utilizados;
  5. Saiba exatamente a dor que o usuário de TI, está sentindo;
  6. Entenda quais necessidades você, analista, deve suprir.

Como saber se é a hora de contratar um suporte técnico?

Para saber se é necessário contratar um suporte técnico para uma empresa, não basta muito. Se sua empresa contar com 1 ou mais itens da lista abaixo, quer dizer que já está na hora de começar a investir em suporte técnico:

– Problemas constantes em sistemas, máquinas e softwares;

– Muitos colaboradores;

– Empresa de grande porte;

– Alta demanda de pedidos;

– Franquias de lojas;

– Colaboradores alocados;

– Uso de software como principal instrumento de trabalho;

– Muitas máquinas alocadas;

Quais os benefícios de contratar um suporte técnico?

 O serviço de suporte conta com diversos benefícios para o seu negócio, entre eles estão:

– Agilidade na resolução de problemas, pois conta com a padronização no atendimento em uma central única, permitindo reduzir tempo em cada operação;

– Elevação das operações de TI, que além de possuir modernos softwares de inteligência que auxiliam nas tomadas de decisões para respostas à problemas críticos, também conta com profissionais qualificados e alinhados as melhores práticas, oferecendo os melhores atendimentos.

– Problemas técnicos resolvidos no menor tempo possível, sem que haja prejuízos para a empresa e colaboradores;

– Aumento total da produtividade da empresa.

Preciso de um time de suporte, e agora?

 Se a sua empresa ainda não tem um time de suporte, e não quer gastar contratando profissionais, a melhor opção é contratar uma empresa de TI para terceirizar esse tipo de serviço.

Além de sair muito mais barato, é muito mais eficaz, afinal, contratando uma empresa especialista na área de suporte técnico, sua empresa garantirá os melhores profissionais e com um custo muito reduzido.

Quer saber mais sobre essa solução? Entre em contato com a gente para melhores informações e orçamentos.

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