SOC e NOC: Semelhantes, mas diferentes

8 de setembro de 2020
Um Comentário

Se você faz parte do mundo de segurança da informação, é bem provável que você esteja familiarizado com o termo SOC e NOC, certo?

Porém, ainda existem muitas dúvidas por parte dos profissionais de TI, principalmente aqueles que estão chegando agora, em relação ao SOC e ao NOC, e hoje, decidimos tirar essa dúvida e deixar tudo esclarecido de uma vez por todas.

Nesse post, você vai descobrir o que é NOC e SOC, e qual a sua importância para a sua empresa.

O mundo do NOC

Em primeiro lugar, NOC (Networking Operations Center) significa Centro de Operações de Rede, português. Assim como o SOC, que exploraremos em breve, o NOC é responsável por identificar, investigar e resolver problemas do sistema.

No entanto, o foco do NOC está em resolver problemas que podem comprometer ou prejudicar a disponibilidade e o desempenho de sistemas, como servidores, por exemplo.

Esse serviço é responsável por gerenciar incidentes, cumprir acordos de nível de serviço e reduzir o tempo de inatividade do sistema, mantendo ou melhorando o desempenho e a disponibilidade.

Simplificando, esta é a equipe que mantém tudo funcionando e sua tecnologia operando com desempenho máximo.

O papel do SOC

O Security Operations Center (SOC), em português, Centro de Operações de Segurança, desempenha uma função muito diferente de seu primo NOC.

A função do SOC é a de cibersegurança, como convencionalmente pensamos.

Principalmente, o SOC é responsável por proteger contra alertas e incidentes que possam prejudicar a segurança de dados essenciais.

O SOC é responsável pela proteção não apenas dos dados da empresa, mas também de quaisquer dados confidenciais do consumidor que a empresa possa ter adquirido por meio de operações comerciais padrão. Pense no SOC como seus guardiões contra ameaças externas.

Leia também: A pandemia está motivando 96% dos novos empreendedores em 2020

Funções semelhantes, mas processos diferentes

Embora os mundos do NOC e do SOC possam parecer semelhantes, suas responsabilidades são muito diferentes. O NOC se concentra exclusivamente em eventos do sistema e problemas de manutenção. Como tal, os membros da equipe são predominantemente especialistas em aplicativos, sistemas e engenharia de rede.

O SOC, por outro lado, concentra-se em ameaças ativas e “vivas” feitas por terceiros ao sistema e seus dados. Os profissionais que trabalham no SOC são engenheiros de segurança que trabalham diligentemente para garantir que a empresa e seus dados permaneçam seguros.

Se você tiver dúvidas sobre o NOC ou SOC, podemos ajudar. Entre em contato conosco hoje e saiba mais sobre essas operações e por que são vitais para o seu negócio.