Serviços de suporte de TI na linha de frente em face de ataques de cybersegurança

9 de setembro de 2021
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As ferramentas de TI tornaram-se essenciais para o bom funcionamento dos negócios. O problema é que alguns cybercriminosos tiram proveito dessa dependência de novas tecnologias, especialmente por meio de ransomware que ameaça o bom funcionamento dos negócios.

Por sua missão de ajudar os usuários, os serviços de suporte de TI das empresas estão, portanto, na linha de frente nesta guerra cibernética.

Ataques cibernéticos cada vez mais frequentes

Eles têm como alvo empresas de água, hospitais, grandes empresas e até associações. Não passa um dia sem ouvir falar deles.

Os ataques cibernéticos estão aumentando em todo o mundo e os líderes de negócios não têm escolha a não ser chegar a um acordo com eles, ajustando seus níveis de segurança.

Em junho de 2021, foi o ataque à Kaseya que ganhou as manchetes, paralisando centenas de empresas. A empresa de TI Kaseya não foi almejada aleatoriamente por hackers russos, uma vez que trabalha em parceria com escolas, PMEs e organizações de diversos países. Mais recentemente, em julho de 2021, a Keyrus foi vítima de um ataque cibernético e, mais especificamente, de ransomware.

No último caso, os hackers oferecem restaurar a funcionalidade do site atacado, por um resgate muitas vezes muito generoso.

E em quase todos os ciberataques recentes, é o software de suporte do computador que é infiltrado …

Serviços de suporte de TI: um papel fundamental para a segurança cibernética

Os serviços de suporte de TI das empresas estão, portanto, na linha de frente nesta guerra cibernética por meio de sua missão de ajudar os usuários.

Portanto, é importante contar com essa equipe para detectar comportamentos incomuns e fortalecer a documentação de todos os casos de ataques. Tudo isso com um objetivo: enriquecer continuamente a base de conhecimento e antecipar/ detectar melhor os próximos ataques. Os serviços de suporte de TI estão em uma encruzilhada.

Eles não são apenas o principal ponto de contato entre os usuários e os CIOs (departamento de sistemas de informação), mas também formam o cockpit do sistema de informação e representam a interface privilegiada entre os negócios e o sistema de informação.

Também chamado de Service Desk, o suporte de TI cuida, além de auxiliar os usuários, de garantir a segurança dos equipamentos de TI da empresa.

Ao mesmo tempo, seu trabalho para aumentar a conscientização sobre a segurança cibernética entre os usuários finais também é essencial para limitar os riscos de ataques cibernéticos.

Para dar suporte ao Service Desk, é necessário, portanto, que as ferramentas de criação de tickets e base de conhecimento sejam baseadas em uma solução publicada por um parceiro especializado em questões de suporte de TI.

Os diferentes tipos de ataques cibernéticos

O surgimento de novas tecnologias causou o surgimento de técnicas de ataque cibernético. Todos têm o objetivo comum de se infiltrar nos dispositivos, infraestruturas ou redes informáticas de uma empresa ou organização com o objetivo de roubar, destruir, modificar ou divulgar dados ou sistemas informáticos. Mas, como vimos em um artigo anterior, esses ataques podem assumir várias formas:

Malware

Malware, ou programa malicioso, é um vírus instalado em um sistema de computador sem o consentimento do usuário.

Ransomware

Ransomware, ou ransomware, é um malware que visa tornar os dados como reféns enquanto espera pelo pagamento do resgate.

Spyware

O spyware é instalado em um sistema de computador com o objetivo de obter informações confidenciais sobre o usuário, sem o seu conhecimento.

Phishing

Phishing é um ataque de computador que envolve o disfarce de uma fonte confiável com o objetivo de coletar dados. Os ataques de phishing geralmente são feitos por e-mail.

Quebra de senha

Essa técnica possibilita hackear uma senha para roubar dados.

Download furtivo

O Drive by Download consiste em espalhar malware em sites desprotegidos com o objetivo de roubar os dados dos usuários desses sites.

Gerenciamento de serviços de TI: técnicas de proteção

Diante da multiplicidade e proliferação das ciberameaças, o centro de serviços da empresa não tem outra escolha a não ser adotar técnicas de proteção eficazes, utilizando ferramentas que já comprovaram seu valor.

O centro de serviço terá, portanto, que configurar:

– Um proxy;

– Um firewall;

– Um antivírus;

– Uma solução anti-spam.

E adote algumas ações que farão toda a diferença:

– Atualize automaticamente o software de proteção;

– Faça backup dos dados regularmente e mantenha-os em um lugar seguro;

– Reforçar os direitos de acesso ao sistema de informação;

– Desenvolva uma política de segurança interna e um plano de conscientização para todos os usuários;

– Restringir o acesso a equipamentos de TI;

– Identifique e proteja dados confidenciais como uma prioridade.

O gerenciamento dos serviços de TI deve passar imperativamente pela adoção de uma estratégia de segurança web de longo prazo para ser eficaz, daí a necessidade da empresa contar com o suporte de TI.

E para isso, a IT Universe está disponível para resolver seus problemas de TI.

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