Por que migrar para a Computação em Nuvem?

21 de setembro de 2020
Um Comentário

A computação em nuvem (ou Cloud Computing, em inglês) é uma computação baseada na internet. Enquanto no passado as pessoas executavam aplicativos ou programas de softwares baixados em um computador físico ou servidor em seu escritório, a computação em nuvem, hoje, permite que as pessoas acessem os mesmos tipos de aplicativos pela internet.

Ao atualizar seus status no Facebook, você está usando a computação em nuvem. Verificando seu saldo bancário pelo aplicativo do banco no celular? Você está usando a nuvem novamente. Provavelmente você confia na computação em nuvem para resolver seus problemas, e nem sabia disso. Seja enviando e-mails ou usando vários aplicativos para ajudá-lo (a) no dia-a-dia.

Em outras palavras, a nuvem está rapidamente se tornando o novo normal.

Por que tantas empresas estão migrando para a nuvem?

Um dos maiores motivos das empresas estarem largando seu data center físico e migrando para nuvem, é porque ela aumenta a eficiência, ajuda a melhorar o fluxo de caixa e oferece muito mais benefícios.

Confira 10 benefícios da computação em nuvem:

Flexibilidade

Os serviços baseados em nuvem são ideais para empresas com grandes demandas. Se suas necessidades aumentarem, é fácil aumentar sua capacidade de nuvem, utilizando os servidores remotos do serviço.

Da mesma forma que você pode aumentar a capacidade da nuvem, você pode diminuí-la. E é isso que dá a flexibilização à nuvem.

Esse nível de agilidade também pode dar às empresas que usam a computação em nuvem uma vantagem sobre os concorrentes.

Recuperação de desastres

Empresas de todos os tamanhos deveriam investir em recuperação de desastres, mas para empresas menores que não tem o dinheiro e a experiências necessárias, isso geralmente é mais ideal do que a realidade.

E agora com a nuvem, mais organizações estão superando essa tendência.

Atualizações automáticas de softwares

A beleza da computação em nuvem é que não vemos mais servidores físicos dentro dos escritórios.

Os fornecedores cuidam deles para você e distribuem atualizações regulares de software – incluindo atualizações de segurança – para que você não precise se preocupar em perder tempo mantendo o sistema sozinho, deixando você livre para se concentrar nas coisas que importam, como o crescimento do seu negócio.

leia também: Saiba a diferença entre SOC e NOC

Livre de despesas de capital    

A computação em nuvem reduz o alto custo do hardware. Você simplesmente paga conforme usa e desfruta de um modelo baseado em assinatura que é adequado para o seu fluxo de caixa.

Adicione a isso a facilidade de configuração e gerenciamento e, de repente, seu projeto de TI assustador e cabeludo parecerá muito mais amigável. Nunca foi tão fácil dar o primeiro passo para a adoção da nuvem.

Maior colaboração

Quando suas equipes podem acessar, editar e compartilhar documentos a qualquer hora, de qualquer lugar, eles podem fazer mais juntos e melhor.

O fluxo de trabalho baseado em nuvem e os aplicativos de compartilhamento de arquivos os ajudam a fazer atualizações em tempo real e oferecem total visibilidade de suas colaborações.

Trabalhe de qualquer lugar

Com a computação em nuvem, se você tiver uma conexão com a Internet, pode estar no trabalhar de qualquer lugar. E com a maioria dos serviços em nuvem que oferecem aplicativos móveis, você não fica restrito ao dispositivo que tem em mãos.

O resultado? As empresas podem oferecer vantagens de trabalho mais flexíveis aos funcionários, para que possam desfrutar do equilíbrio entre vida pessoal e profissional que lhes é mais adequado – sem prejudicar a produtividade.

Leia também: Veja como sua empresa pode se adequar a nova LGPD

Controle de documentos

Quanto mais funcionários e parceiros colaboram em documentos, maior a necessidade de um controle e estoque de documentos.

Antes da nuvem, os funcionários tinham que enviar e receber arquivos como anexos de e-mail para serem trabalhados por um usuário por vez. Mais cedo ou mais tarde – geralmente mais cedo – você acaba com uma confusão de conteúdo, formatos e títulos de arquivo conflitantes.

Quando você muda para a computação em nuvem, todos os arquivos são armazenados centralmente e todos veem uma versão da verdade. Maior visibilidade significa melhor colaboração, o que, em última análise, significa melhor trabalho e resultados financeiros mais saudáveis.

Se você ainda usa a maneira antiga, pode ser hora de tentar algo um pouco mais simples.

Segurança

Laptops perdidos são um problema de negócios de bilhões de dólares. E potencialmente maior do que a perda de um kit caro é a perda dos dados confidenciais dentro dele.

A computação em nuvem oferece mais segurança quando isso acontece. Como seus dados são armazenados na nuvem, você pode acessá-los independentemente do que aconteça com sua máquina. E você pode até mesmo apagar dados remotamente de laptops perdidos para que não caiam nas mãos erradas.

Competitividade

Gostaria de dar um passo simples para se tornar mais competitivo? A mudança para a nuvem dá acesso à tecnologia de nível empresarial para todos.

Também permite que as empresas menores atuem mais rápido do que os concorrentes grandes e estabelecidos.

O serviço pré-pago e os aplicativos de negócios em nuvem significam que pequenas empresas podem trabalhar com as grandes organizações e perturbar o mercado, enquanto permanecem enxutas e ágeis.

Ecologicamente correto

Enquanto os pontos acima explicam os benefícios da computação em nuvem para sua empresa, mudar para a nuvem não é um ato totalmente egoísta. O meio ambiente também ganha um pouco de amor.

Quando suas necessidades de nuvem oscilam, a capacidade do servidor aumenta e diminui para caber. Assim, você usa apenas a energia de que precisa e não deixa pegadas de carbono excessivas. Isso é algo que nos preocupa muito na IT Universe, onde fazemos o melhor para criar soluções sustentáveis com o mínimo de impacto ambiental.

Ainda não mudou para a nuvem?

Ainda não migrou para a nuvem? Nós trabalhamos com os melhores fornecedores de cloud computing do mercado nacional e internacional. Para saber mais, entre em contato com um dos nossos executivos de negócios e migre sua empresa agora mesmo!

Como atrair clientes nos primeiros dias da sua empresa