Saiba o que é service desk e como esse serviço pode ajudar a sua empresa a crescer
Toda organização que faz uso de tecnologias, sejam elas a menor que seja, precisam de um service desk.
Mas o que é um service desk?
Geralmente oferecido por uma empresa de TI, o service desk, também conhecido como suporte de TI nível 2, é uma evolução do Help desk, e tem como objetivo solucionar problemas de TI de colaboradores ou clientes de uma empresa.
Por exemplo: Imagine que é segunda feira e seus colaboradores estão prontos para iniciar mais uma jornada de trabalho, porém, ao chegarem no local, se deparam com um problema no software de gerenciamento de serviços. Sem um service desk, o problema levaria horas, talvez dias, para ser resolvido, comprometendo toda a sua operação, não é mesmo?
Mas se sua empresa contar com um time de suport de TI e à disposição, o problema seria resolvido em alguns minutos, ou melhor, o problema, talvez, nunca tivesse acontecido, afinal, seu time de suporte já teria feito prevenções para esse tipo de incidente.
Um time de suporte garante que os equipamentos, softwares e programas dos seus colaboradores funcionem corretamente, sem que a sua operação seja prejudicada.
Quais são os tipos de service desk?
Local:
O suporte de TI local é quando o time de suporte técnico fica alocado dentro da empresa contratante. Geralmente, nesse tipo de serviço, os problemas são resolvidos mais rapidamente.
Remoto:
Nessa modalidade, o service desk trabalha de forma virtual. Os profissionais trabalham de qualquer lugar do mundo, geralmente estão presente na sede da empresa contratada.
Contratar um suporte remoto tem como benefício, por exemplo, o home office. Quando seus colaboradores trabalham de casa e precisam de suporte, fica muito mais difícil os problemas serem resolvidos presencialmente, mas com o suporte remoto, com apenas uma abertura de chamado, o problema seria resolvido o mais rápido possível.
Qual a diferença entre service desk, help desk e field service?
Muito se confunde sobre help desk, field service e help desk, afinal, os nomes são bem-parecidos e todos são serviços de suporte técnico. Porém, existem várias diferenças entre eles.
Help Desk
O help desk, atendimento de nível 1, soluciona problemas de baixa complexidade. Tais como problemas de e-mail, impressoras, etc.
Field service
Já o field service soluciona problemas de alta complexidade e, geralmente, um técnico é enviado ao local para solucionar o problema pessoalmente.
Benefícios do suporte de TI para empresas
– Promove alertas precoce sobre possíveis problema de TI;
– Agilidade nas resoluções, promovendo o aumento de produtividade dos colaboradores;
– Redução de custos, afinal, equipamentos em funcionamento não geram gastos;
– Controle de prazos;
– Mantém a gestão técnica da sua empresa em funcionamento;
– Garante a proteção de dados;
– Mantém todos os softwares atualizados e em funcionamento;
– Garante os melhores profissionais de TI do mercado na sua empresa com o melhor custo benefício.
Como implementar um service desk na minha empresa?
Hoje em dia, montar um time de suporte de TI por conta própria pode acabar sendo uma dor de cabeça, afinal, além de ter um RH treinado para contratar profissionais de TI, manter esses profissionais atualizados custa caro.
A melhor escolha seria contratar uma empresa de TI especializada em service desk, para contar com os melhores profissionais do mercado com o melhor custo benefício