7 indicadores de TI que você deveria acompanhar

5 de abril de 2021
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Indicadores de TI são necessários para medir o desempenho das atividades de uma empresa cada vez mais utilizada por gestores, principalmente para ajudar na tomada de decisões cada vez mais assertivas.

Mas o que são indicadores de TI?

Também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), os indicadores de TI são métricas utilizadas para medir os procedimentos adotados pelas empresas. Essas métricas servem para saber se a organização está trazendo bons ou maus resultados com as estratégias utilizadas, assim, influenciando nas próximas tomadas de decisões.

Por que os indicadores de TI são importantes?

Existem muitas razões que fazem os indicadores de TI serem importante, mas para nós, esses são os essenciais:

  • Os indicadores fortalecem o moral dos funcionários;
  • Apoiam e influenciam os objetivos de negócios;
  • Promovem o crescimento pessoal;
  • São essenciais para o gerenciamento de desempenho;

Mas além da sua importância, existem alguns indicadores que são essenciais e devem ser tratados como prioridade, que são:

1. Problemas relatados pelos usuários

O primeiro dos indicadores está relacionado a experiência dos clientes externos e dos colaboradores internos.

É importante identificar quais são os problemas mais relevantes relatados pela sua equipe e dos seus clientes para poder corrigi-los e evitá-los futuramente.

2. Tempo de resposta

Esse é o indicador utilizado para mensurar o grau de comprometimento da sua equipe.

Considerando os dias atuais, onde as informações são consumidas instantaneamente pelos usuários, o tempo de resposta da sua equipe deve ser rápido em relação aos seus clientes.

Afinal, o tempo prolongado compromete os negócios, pois mesmo que um problema seja resolvido satisfatoriamente, o tempo de espera, quando muito longo, faz com que o usuário fique irritado. E toda vez que ele abrir um chamado novamente, ele vai sentir esse sentimento, antes mesmo de iniciar a resolução. 

3. Média de tempo entre as falhas

Esse é um indicador relacionado aos processos internos na organização.

Esse indicador calcula qual é o tempo perdido quando se pensa no funcionamento das máquinas.

4. Tempo médio de reparo

Trata-se da medição de tempo que a sua equipe leva para resolver um problema. 

5. Tempo médio de disponibilidade

Considerado um dos indicadores de TI mais importantes, o tempo médio de disponibilidade é o tempo em que os sistemas, como sites e redes, ficam disponíveis.

Aqui a meta é sempre deixar o tempo de reparo baixo e o de disponibilidade alto.

6. Quantidade de problemas recorrentes

Esse é outro indicador super importante no TI. Basicamente é a porcentagem de chamados abertos e reabertos sobre o mesmo problema.

Se a porcentagem for baixa, significa que seus colaboradores tiveram um bom desempenho.

Leia também: O que são XLA e como usá-los?

7. índice de sucesso e restauração

O último de nossa lista de indicadores de TI  serve para calcular a porcentagem de vezes em que a restauração dos sistemas foi bem sucedida em um tempo considerado aceitável pela empresa.

Assim, compara-se o número total de vezes em que os sistemas foram restaurados com o número de vezes em que as restaurações foram bem sucedidas.

Quanto menor for a diferença entre os dois números, melhor será o resultado.

Incorporar as métricas citadas acima na sua gestão, com certeza trará muito mais resultados para a sua empresa.

Acompanhar os indicadores de TI vai te ajudar na sua tomada de decisões  e nas suas próximas estratégias, facilitando a tomada de decisões.