Coronavírus: O que é necessário para fazer um home office produtivo

16 de março de 2020
Nenhum Comentário

Home office é quando o colaborador trabalha na sua casa, cafeterias ou coworkers, e não na sede da empresa.

Em tempos de coronavírus, o home office vem sido adquirido por muitas empresas, porém, muitos colaboradores ficam confusos na hora de adquirir esse método de trabalho, por não saber exatamente como fazer e com o que fazer.

Como fazer os colaboradores da sua empresa serem produtivos fazendo home office?

Trabalhar em casa é o sonho de muitos, porém, pode também ser um problema. Trabalhar em casa demanda atenção em dobro nas tarefas, pois, existem maiores distrações.

Animais, comidas, tv, terceiros e ninguém para supervisionar, essas são apenas algumas das distrações ao adquirir o home office. Trabalhar em casa exige muita concentração e disciplina e para seu colaborador ser mais produtivo trabalhando em casa, ele irá precisar de alguns recursos.

Quais são os recursos necessários para o colaborador trabalhar de forma eficiente em home office?

Computador cedido pela empresa

Para que o seu colaborador tenha produtividade trabalhando em casa, ele precisará de um notebook eficiente para trabalhar. Esse equipamento deve ser cedido pela empresa, caso o colaborador escolha, ele poderá usar sua própria máquina.

Como muitas empresas não tem equipamentos para fornecer aos seus funcionários, elas podem estar fazendo a alocação em empresas que prestam esse tipo de serviço, alugando pelo tempo que o funcionário estiver fazendo home office.

É necessário ter uma solução de Computação na Nuvem

Cloud computing ou computação na nuvem é essencial para empresas que vão adquirir o home office, a cloud computing é uma tecnologia que oferece recursos computacionais como memória, processamento e armazenamento de dados de forma remota, ou seja “na nuvem”. A tecnologia revoluciona a forma de trabalho, podendo ter acesso arquivos necessários da empresa direto da sua casa.

Uma boa opção é a Google Cloud Platform

Google Cloud Platform, é o mais completo software de armazenamento de dados existente no mercado atualmente. A plataforma nada mais é que grandes datas centers do Google.

Nela você tem o mesmo poder de computação de uma grande empresa e poderá armazenar arquivos de grande volume, criar aplicativos personalizados, estabelecer programas de desenvolvimento e etc. tudo isso sem adquirir altos custos.

Internet de qualidade

Para ter bom rendimento trabalhando como home office, é necessária uma boa internet, se o colaborador não possuir uma na sua casa, é necessário que a empresa disponibilize esse serviço.

Telefonia

Para ter uma boa comunicação sem ruídos, é
necessário ter um canal comunicativo de qualidade para os seus funcionários, e para
isso nada melhor que VoIP.

Voip é a abreviação de Voice Over Internet Protocol, que em português significa Voz sobre protocolo de Internet, também é conhecido por Voz sobre IP ou telefonia IP.

Fazendo uso da internet, o custo das ligações é significativamente inferior ao cobrado pelas empresas de telefonia convencionais.

Cada pacote é rotulado com o seu endereço de destino (a pessoa que você está chamando) e move-se através da Internet, da mesma forma como páginas da web e downloads de arquivos.

Quando chega ao seu destino, os pacotes são reagrupados e convertidos novamente em ondas sonoras.

Quando você tem este processo acontecendo simultaneamente em duas direções, você tem uma chamada telefônica.

Uma boa alternativa de Voip é o telefone IP Office 9608 da Avaya

O 9608 IP é indicado para quem utiliza o telefone diariamente e que necessita de um dispositivo simples e imediato.

Chats Onlines

Outro meio de comunicação eficazes são os chats onlines, principalmente quando se precisa fazer uma reunião usando vídeo conferência.

Bons exemplos são:

Gostou desse artigo? Quer conhecer as ferramentas citadas? Então entre em contato conosco, que iremos adorar ajudar a sua empresa a melhorar sua gestão de trabalho.