Machine learning em alta para 2021

18 de janeiro de 2021
2 Comentários

Machine learning: 2020 foi um ano marcado pela tecnologia em todo o mundo. Todos os setores existentes tiveram que, de alguma forma, usar a tecnologia ao seu favor para se manter em meio a pandemia.

Quem não se adaptou, sofreu, e muito, no meio do caos que foi 2020 e que ainda está sendo 2021.

E uma das tecnologias que mais cresceu no ano de 2020 e é uma das tendências para 2021 é a Inteligência Artificial.

Inteligência Artificial (IA) nada mais é que, um ramo da ciência da computação que busca, através de símbolos, construir dispositivos que simulem a inteligência humana. Ou seja, fazer com que computadores pensem, de alguma forma, igual a você.

Com o avanço da pandemia e com o distanciamento social, empresas e organizações, adotaram tecnologias para manter o funcionamento, incluindo a Inteligência Artificial (IA).

E 2021 não será diferente, a tendência é que esta tecnologia aumente cada vez mais, principalmente em determinados assuntos. Confira:

Chatbots

machine learning, Bot, Assistente, Apoio, Ícone, Inteligência
Chatbot – image pixabay | IT Universe

Com o distanciamento social e a quarentena, milhares de pessoas ficaram impossibilitadas de sair de casa, e por conta disso, milhares de empresas perderam muitos clientes.

Porém, com o uso da internet, o aumento em atendimento online cresceu gradativamente nesse período, fazendo com que empresas fossem obrigadas a migrarem para o digital.

Não apenas isso, o aumento de atendimento ao cliente acabou se tornando cada vez maior, obrigando as organizações a adotarem os chatbots.

Leia também: O que é tecnologia 5G? Tire aqui todas as suas dúvidas

Chatbots são, nada menos que são softwares que tentam simular um ser humano ao conversar com pessoas via chat online.

O chatbots tiveram um grande aumento na pandemia, principalmente na área da saúde, onde os robôs eram instruídos a ajudar a população a respeito de sintomas.

Outro setor que aderiu fortemente os chatbots, foi o varejo. Esse modelo de tecnologia foi implantado, principalmente, para ajudar pessoas a tirarem dúvidas sobre pedidos, produtos e pagamentos.

Machine Learning

códigos de linguagem de programação
Machine Learning – imagem Unsplash | IT Universe

Ainda desconhecida para muitos, porém, muito utilizada, outra tendência de Inteligência Artificial para 2021 é o Machine Learning (colocar link).

Machine Learning, também conhecido como Aprendizagem de Máquina é um subcampo da Engenharia e da Ciência da Computação que consiste em fazer com que softwares e computadores utilizem dados para aprenderem sozinhos sobre determinado assunto para criar sozinhos, utilizando padrões.

Para o machine learning aprender, ele precisa de dados. Dados para o machine learning é como farinha para o bolo. Sem ele, não funciona.

Para entender melhor o que é Machine Learning assista o vídeo do Marcelo Tas abaixo.

Gostou deste artigo? Então leia esse também: Mudanças no MEI para 2021