Como gerar lista de programas instalados PC

7 de outubro de 2016
Nenhum Comentário

Antes de formatar o disco rígido do computador para fazer uma nova instalação do Windows, você precisa fazer o backup dos seus arquivos, para restaurá-los após executar a formatação e a instalação do Windows. Porém, além disso você também precisa saber quais programas estão instalados em seu computador para poder reinstalá-los posteriormente, após fazer a formatação do disco rígido e a instalação do Windows.

É claro que você pode anotar o nome de todos os programas instalados no PC, porém, nesse artigo vamos ensinar uma forma mais simples de criar uma lista de todos os programas instalados em seu computador. Às vezes precisamos gerar um relatório ou lista com os programas instalados em uma determinada máquina, mas, não temos um software de inventário ou que realize esse função. O Próprio Prompt de comando do Windows, permite através de alguns comandos, gerar uma lista simples com o nome, versão, data de instalação e descrição dos programas instalados no computador.

Esse recurso é útil, não só para relatórios como também para técnicos em informática ou que trabalhem com manutenção, pois é sempre bom ter a lista de preferências do usuário, para após uma formatação reinstalar os programas que anteriormente estava na máquina em suas respectivas versões.

Lista de programas instalados CMD

Passo 1 –
Pressione a tecla Winkey (Logotipo do Windows) e aperte a tecla X.

Atalho Winkey + X

Passo 2 – Clique na opção Prompt de Comando (Admin), confirme clicando no botão sim na popup de controle de contas.Iniciando Prompt de comando com admin

Passo 3 – No Prompt de comando, digite o comando WMIC e pressione a tecla Enter.


Comando CMD WMIC


Passo 4 – Digite o comando product get name e pressione Enter para gerar a lista de software instalados em seu computador.

WMIC Product get name

A Lista com o  nome dos softwares instalados na máquina será gerada após alguns segundos. Além do nome, há outros dados das aplicações que você pode gerar com os comandos abaixo:

Outros comandos

1.1 Listar nome e versão:

product get name, version

1.2 – Listar Nome, versão e data de instalação:

product get name, version, installDate

1.3 – Listar Nome, versão, data de instalação e descrição:

product get name, version, installDate, description

Gerando a lista em um arquivo de texto

Se você quiser gerar a lista em um arquivo de texto para salvar em uma mídia externa ou qualquer outro local do disco, use os comandos abaixo e pressione Enter.  Aguarde até a linha seguinte aparecer a palavra WMIC e o arquivo estará criado no diretório definido.

/output:D:\ListaDeProgramasInstalados.txt product get name

D: – Partição onde será salvo o arquivo txt com a lista de nomes dos softwares instalados.

ListaDeProgramasInstalados – Nome do Arquivo de texto. Você poderá dá o nome que desejar, lembre-se de não deixar nenhum espaço entre o nome, caso seja composto.

Listando programas instalados com prompt de comando

Para adicionar além do nome, a versão, data de instalação e descrição a lista txt, altere a parte em azul para os comandos correspondentes nos itens 1.1, 1.2 ou 1.3.

/output:D:\ListaDeProgramasInstalados.txt product get name

D: – Partição onde será salvo o arquivo txt com a lista de nomes dos softwares instalados.