Centro de Serviços Compartilhados (CSC): conheça os benefícios dessa ferramenta

1 de fevereiro de 2021
Um Comentário

Centro de Serviços Compartilhados ou CSC é uma ferramenta de gestão que permite centralizar e compartilhar as atividades dos setores das empresas.

O principal objetivo do CSC é fazer com que os departamentos trabalhem de forma organizada e centralizada, resultando em diversos benefícios, como a redução de custos, aumento da produtividade da sua equipe, padronização de processos e etc.

Como surgiu o Centro de Serviços Compartilhados?

A ferramenta pode ser nova para você, mas ela não é nova no mercado. O CSC surgiu nos Estados Unidos nos anos 1970, com o objetivo de dar um nome para um serviço de concentração de atividades de setores diferentes em um mesmo lugar.

Porém, o CSC só chegou no Brasil nos anos 1990, e já é usada por mais de 90% das empresas em todo o mundo.

Essa ferramenta é responsável por facilitar a criação de estratégias para que elas possam ser executadas com maior rapidez, otimizando os processos e tornando as etapas mais eficientes.

Leia também: 7 livros para empreendedores em 2021

Objetivo do Centro de Serviços Compartilhados

Tire suas dúvidas sobre Central de Serviços Compartilhados
Centro de serviços compartilhados – CSC

Imagine uma tela inicial que seu usuário poderá escolher para qual setor ele quer abrir um chamado, seja marketing, manutenção ou TI.

Imaginou? Dessa forma você evita conflitos entre os setores podendo gerar dados sem que haja problema entre eles.

Outro ponto que pode ser considerado como fundamental no Centro de Serviços Compartilhados é o monitoramento dos processos, dos prazos e também identificação de melhorias que podem ser incorporadas aos processos.

Benefícios:

Aumento de produtividade

Com a padronização de serviços você aumenta a produtividade de processos da sua empresa e consequentemente diminui as falhas. Com a padronização você obterá resultados muito mais rápidos.

Melhoria de qualidade dos serviços prestados

Maior parte dos Centro de Serviços Compartilhados realiza pesquisas de satisfação internos.  O resultado dessa pesquisa permite identificar quais pontos ainda precisam de melhorias, para o aprimoramento das operações.

Otimização de custos

– Economia de escalas;
– Transformação de custo fixos em variáveis;
– Otimização de tempo e implementação;
–  Padronização de processos.

Soluções de negócios

 – Aumento da expertise, com profissionais especializados;
– Transparência, assegurando as bases de informações adequadas;
– Solução multisetorial;
– Garantia de nível de atendimento e serviços.

Soluções estratégicas 

– Aumento da qualidade e confiabilidade de informações;
– Aprimoramento de processos;
– Confidencialidade;
– Acesso rápido e fácil aos dados necessários para gestores.

Relacionamento na empresa

A implementação do CSC faz com que o relacionamento da sua empresa se torne cada vez mais forte.

Os usuários têm maior vantagem e fácil acesso aos serviços prestados internamente por todos departamentos, ajudando na redução de conflitos entre unidades operacionais.

Facilita a comunicação entre os setores

Quando aplicado o CSC na sua empresa, ocorre uma grande melhoria na comunicação entre os setores de forma clara e objetiva sem que aja ruídos. Ruídos numa empresa podem ser um grande problema, a mensagem enviada pelo transmissor pode chegar diferente ao receptor final, podendo gerar grandes prejuízos.

Leia também: Sistema de Abertura de Chamados: Saíba como esta ferramenta pode revolucionar a sua empresa

O que pode acontecer com uma empresa que não possui um CSC?

– Alto nível de gastos;
– Pouca produtividade;
– Má prestação de serviços;
– Ruídos.

O centro de serviços compartilhados é uma ótima estratégia para ajudar a solucionar esses problemas.

O CSC também é uma ótima ferramenta para companhias que buscam melhorias contínuas, automação de processos e maior competitividade. Esse recurso oferece diversas vantagens para empresas que querem — e precisam — superar os desafios impostos pelo mercado.

E isso coloca os CSCs no foco de pequenos e médios empreendimentos que vislumbram crescer. Uma vez implantadas, o centro de serviços compartilhados contribuirão bastante com a redução de despesas e a otimização da infraestrutura e dos processos internos, mas também precisarão de recorrentes avaliações e melhorias.

Evolua a tomada de decisões da sua empresa com a implantação do CSC, fale agora com um dos nossos executivos de negócios e garanta o melhor para a sua empresa!

Leia também: Tendências da Inteligência Artificial para 2021