6 maneiras de reduzir o risco de ataques cibernéticos

2 de agosto de 2021
Nenhum Comentário

O número de empresas vítimas de ataques cibernéticos aumenta continuamente a cada ano. De acordo com a BCI, 66% das organizações experimentaram pelo menos um incidente de segurança cibernética em 2016 e 11% experimentaram mais de vinte incidentes. 

Embora ser vítima de tais ataques não esteja necessariamente em correlação direta com a falta de segurança de uma organização, há maneiras de melhorar os hábitos organizacionais e individuais para ajudar a reforçar a segurança e reduzir significativamente os riscos . Neste artigo, descrevemos seis maneiras de reduzir o risco de ataques cibernéticos.

1. Reduza as transferências de dados

A transferência de dados de dispositivos corporativos para outro dispositivo costuma ser inevitável, devido ao número crescente de funcionários que trabalham remotamente.

Embora possa parecer seguro, manter dados de trabalho em dispositivos externos ou pessoais pode expor seus dados a hackers. A parceria ou consultoria com um provedor de segurança cibernética experiente o ajudará a determinar os dispositivos ou terminais que estão expostos e como protegê-los melhor.

2. Baixe o Discernment

Baixar arquivos da Internet sem verificar suas fontes pode expor os dispositivos a muitos tipos de riscos de segurança. Alguns dos tipos comuns de malware encontrados após o download de arquivos de fontes não confiáveis ​​incluem:

  • Ransomware : Software malicioso que, ao ser baixado para um computador, criptografa os arquivos para que não possam mais ser acessados. Como alternativa, ele bloqueia todo o sistema operacional, de forma que tudo fica inacessível para o usuário.
  • Adware: publicidade não intencional que oferece downloads gratuitos
  • Scareware: anúncios falsos sobre vírus

É sempre importante verificar as fontes e evitar downloads desnecessários para diminuir a suscetibilidade do dispositivo a malware. 

3. Senhas fortes podem diminuir os ataques cibernéticos

Senhas fortes e imprevisíveis costumam ser a melhor proteção contra uma variedade de hacks. Definir sequências de letras e caracteres especiais sem sentido para cada conta, alterar as senhas regularmente e não anotá-las ou compartilhá-las com colegas é uma maneira prática de proteger os dados da empresa. 

4. Atualizações de software

Embora as atualizações de software geralmente sejam gratuitas, como aquelas fornecidas regularmente pela Microsoft, os usuários finais podem ignorar ou adiar a instalação dessas atualizações devido a agendas lotadas. As empresas de software fornecem continuamente esses patches para tornar seus produtos mais seguros, e não instalá-los pode tornar os dispositivos altamente vulneráveis ​​a um ataque , portanto, não crie o hábito de ignorá-los. 

5. Monitore o vazamento de dados

Vazamentos de dados que comprometem dados confidenciais ou proprietários podem ser incrivelmente prejudiciais à reputação de uma empresa. Existem várias maneiras de ocorrer vazamento de dados , incluindo, mas não se limitando a:

  • Compartilhamento de dados internos com fornecedores que têm práticas de segurança arriscadas
  • Salvando informações em dispositivos inseguros
  • Transmitindo dados por um Wi-Fi inseguro 

Manter uma equipe profissional de segurança cibernética para monitorar regularmente onde os dados residem e identificar e mitigar os vazamentos existentes ajudará você a reduzir o risco de exfiltração de dados.  

6. Desenvolva um Plano de Resposta à Violação

As violações ainda podem acontecer para empresas com pontos de verificação de segurança e guardas de segurança. Estabelecer um plano de gerenciamento de incidentes ajuda qualquer tipo de organização a determinar como responder em um cenário da vida real e como conter os danos. 

Com o Service Desk da IT Universe, sua organização está mais segura e evitará ataques cibernéticos. Não deixe sua organização em perigo e fale com a gente agora mesmo!